Olá pessoal, hoje eu quero compartilhar com vocês minha experiência de mapear as praias do Guarujá. Pra quem não sabe, o Guarujá é uma cidade linda no litoral de São Paulo, cheia de praias incríveis. Eu sempre quis conhecer todas elas, mas ficava meio perdido sem saber por onde começar. Então, decidi criar meu próprio mapa e vou contar pra vocês como eu fiz.

Preparando a base
Primeiro, eu peguei um mapa da cidade. Dá pra achar fácil no Google, é só procurar por “mapa Guarujá”. Imprimi um bem grande pra poder anotar tudo direitinho. Depois, fiz uma lista de todas as praias que eu queria visitar. Fui pesquisando na internet, perguntando pra amigos, lendo guias de viagem… Anotei tudo num caderninho.
Marcando as praias
Com o mapa e a lista em mãos, comecei a marcar cada praia. Usei canetinhas coloridas pra ficar bem visual. Pra cada praia, eu circulava a área no mapa e puxava uma setinha com o nome. Fiz questão de ir pessoalmente em cada uma delas pra ter certeza da localização. Às vezes, eu dava uma volta na praia, conversava com os moradores, sabe? Tudo pra ter uma ideia melhor do lugar.
Detalhando o mapa
Depois de marcar todas as praias, comecei a adicionar informações importantes. Por exemplo, onde tem quiosques, onde é bom pra surfar, onde tem estacionamento… Fui anotando tudo no mapa com símbolos e legendas. Usei uns quadradinhos pra representar os quiosques, ondinhas pra indicar os pontos de surf, um “P” pra estacionamento. Ficou bem intuitivo.
- Praia da Enseada: Circulei a área no mapa e anotei “ótima para famílias, muitos quiosques”.
- Praia de Pernambuco: Marquei com uma ondinha e escrevi “ideal para surfistas”.
- Praia do Tombo: Outra ondinha, com a observação “ondas fortes, cuidado”.
- Praia das Astúrias: Desenhei uns quadradinhos e anotei “bons restaurantes, vida noturna agitada”.
- Praia do Guaiúba: Fiz um “P” e escrevi “estacionamento amplo”.
Adicionando detalhes
Para deixar o mapa mais completo, eu quis adicionar detalhes extras. Vi que tinha uma galera que curtia trilhas, então fui atrás de informações sobre isso. Descobri que tem umas trilhas maneiras que ligam algumas praias, tipo a trilha da Praia Branca. Desenhei umas linhas tracejadas no mapa pra representar esses caminhos.
Não me dei por satisfeito. Ainda tinha espaço no mapa, então fui atrás de pontos turísticos interessantes. Marquei com estrelinhas o Mirante do Morro da Campina, o Forte dos Andradas, e outros lugares legais que eu encontrei nas minhas andanças.

Finalizando o mapa
Depois de muito trabalho, o meu mapa ficou pronto! Eu plastifiquei ele pra durar mais tempo e agora uso sempre que vou pro Guarujá. Virou meu guia particular. Olhando pra ele agora, nem acredito que fui eu que fiz. Ficou bem melhor do que eu imaginava. Agora posso dizer que conheço as praias do Guarujá como a palma da minha mão.
Então é isso, pessoal. Essa foi a minha aventura mapeando as praias do Guarujá. Espero que tenham gostado e que isso inspire vocês a fazerem o mesmo. É uma experiência muito bacana e uma ótima maneira de conhecer um lugar a fundo.