Voleibol de praia regras: O que pode e o que não pode?

Hoje eu vou contar para vocês como foi a minha saga para entender as regras do vôlei de praia. Sempre gostei de assistir, mas confesso que ficava meio perdido com algumas coisas. Aí resolvi que era hora de mergulhar de cabeça e aprender tudo direitinho.

Voleibol de praia regras: O que pode e o que não pode?

Primeiro, fui atrás de informações em tudo quanto é lugar. Sabe como é, né? A gente joga no Google e aparece um monte de coisa, mas nem sempre dá para confiar em tudo. Mas achei uns sites que pareciam bons, e falavam da Federação Internacional de Voleibol, a FIVB, que é quem manda nesse negócio de regras.

O que eu descobri de cara é que o vôlei de praia tem umas regras bem definidas para deixar o jogo justo e, claro, mais animado. Depois disso, comecei a anotar tudo que eu ia aprendendo. Peguei um caderno velho mesmo e fui escrevendo os pontos principais, do meu jeito, para ficar mais fácil de lembrar depois.

    As coisas mais básicas que eu vi foram:

  • O jogo é em dupla, ou seja, duas pessoas de cada lado.
  • A quadra é um pouco menor que a do vôlei de quadra e, claro, é de areia.
  • Para ganhar um set, tem que fazer 21 pontos, mas tem que ter uma diferença de pelo menos 2 pontos do outro time. Se empatar em 20 a 20, vai indo até alguém abrir essa vantagem.
  • O jogo é melhor de três sets, então quem ganhar dois primeiro, leva.

Daí, fui estudando os movimentos, o que eles chamam de fundamentos. Saque, passe, levantamento, aquelas cortadas que a gente vê o pessoal dando, bloqueio e defesa. Tudo isso tem um jeito certo de fazer e umas regrinhas também.

Uma coisa que eu achei interessante é que na hora do saque, o jogador não pode pisar na linha, tem que sacar de fora da quadra. Eu, por exemplo, não sabia dessa!

Depois de ler bastante e anotar tudo, eu chamei um amigo meu que joga vôlei de praia para me ajudar. Fomos para a praia, e ele foi me mostrando na prática como tudo funciona. Foi bom demais, porque vendo acontecer ali, ao vivo, é muito mais fácil de entender do que só lendo.

Voleibol de praia regras: O que pode e o que não pode?

Ele me explicou sobre como funciona a rotação dos jogadores na hora do saque, que tem que seguir uma ordem certinha. Também me mostrou como que faz para bloquear e defender, e como é importante a comunicação entre os dois jogadores da dupla. Afinal, se não tiver sintonia, não tem como ganhar, né?

Passei a tarde toda lá, treinando e aprendendo. Foi cansativo, mas valeu muito a pena. Saí de lá com uma sensação boa de dever cumprido, sabe? Agora, quando eu for assistir aos jogos, vou entender tudo direitinho e até dar uns palpites mais certeiros.

E olha, se eu consegui aprender, qualquer um consegue! É só ter um pouquinho de paciência e ir atrás das informações. E, claro, se tiver a chance de praticar com alguém que entende do assunto, melhor ainda. Agora, quando me perguntam se conheço as regras do vôlei de praia, posso dizer com toda a certeza que sim!

Artigos relacionados

Comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos mais recentes