E aí, pessoal! Hoje eu vou contar pra vocês sobre minha experiência tentando fazer uma “corrida rasa”. Pra quem não sabe, é tipo uma corrida mais curta, geralmente uns 5km, 10km, pra quem tá começando ou não quer se matar de tanto correr, saca?

Preparando o Terreno
Bom, eu não sou nenhum atleta, longe disso. Mas tava querendo me mexer um pouco mais, sair do sedentarismo, e achei que a corrida seria uma boa. Comecei pesquisando uns planos de treino pra iniciantes, achei uns bem legais que misturam caminhada e corrida, pra ir pegando o jeito aos poucos.
Primeira coisa: arrumei um tênis mais ou menos. Não precisa ser o top de linha, mas um que dê um amortecimento legal, pra não ferrar o joelho, né?
Colocando em Prática
- Semana 1:
- Comecei com caminhadas de 30 minutos, de boa, só pra acostumar o corpo.
- Semana 2:
- Aí comecei a misturar: caminhava 5 minutos, corria 1 minuto, e repetia isso umas 5 vezes.
- No começo foi osso, parecia que ia ter um treco, mas fui no meu ritmo, sem forçar muito.
- Semana 3:
- Fui aumentando o tempo de corrida aos poucos: 2 minutos, 3 minutos, sempre intercalando com caminhada.
O Grande Dia (Nem Tão Grande Assim)
Depois de umas semanas treinando, resolvi me inscrever numa corrida de rua de 5km, só pra testar. Chamei uns amigos pra ir junto, pra dar aquela força. Confesso que bateu um nervoso, mas fui lá.
No dia, acordei cedo, comi uma banana (pra não dar ruim), coloquei meu tênis “possante” e fui pra largada. Gente, tinha muita gente! Fiquei até meio intimidado, mas pensei: “Vou no meu ritmo e tá tudo certo”.
E foi isso que eu fiz. Larguei de boa, sem me preocupar com os outros. Teve uma hora que deu vontade de parar, mas lembrei do pessoal que tava lá me apoiando e continuei. Quando vi a linha de chegada, deu um alívio danado! Cruzei a linha, todo suado, mas feliz da vida.
Conclusão
Não ganhei medalha, nem troféu, mas a sensação de ter completado a corrida foi muito boa. E o melhor: não me machuquei! Agora tô animado pra continuar treinando e quem sabe, um dia, encarar uma corrida maior. Mas por enquanto, vou curtindo minhas “corridas rasas” por aí.
É isso aí, pessoal! Se você tá pensando em começar a correr, vai na fé! Não precisa ter pressa, o importante é se divertir e cuidar do corpo. Se eu consegui, você também consegue!