Hoje eu quero compartilhar com vocês como eu fiz um treinamento, tá? Não é nada demais, mas acho que pode ser útil pra quem tá começando ou quer melhorar o que já faz.

Primeiro, eu pensei bem no que eu queria que o pessoal aprendesse. Não adianta só jogar um monte de informação e achar que tá bom. Tem que ter um objetivo, sabe? Eu queria que eles saíssem de lá sabendo fazer X, Y e Z. Anotei tudo bonitinho pra não esquecer.
Depois, eu fui atrás de quem ia me ajudar. Sozinho a gente não vai longe, né? Chamei uns colegas que manjam do assunto, conversei com o pessoal que já tinha feito uns treinamentos antes e peguei umas dicas. Foi bom demais essa troca de ideias, viu?
- Definir o objetivo do treinamento
- Buscar ajuda e trocar ideias
- Planejar o conteúdo e as atividades
- Preparar o material de apoio
- Escolher o local e a data
- Divulgar o treinamento
- Realizar o treinamento
- Avaliar os resultados
Aí, chegou a hora de planejar como ia ser. Eu dividi o treinamento em partes, pra ficar mais fácil de entender. Em cada parte, eu coloquei o que ia ensinar, como ia ensinar e quanto tempo ia demorar. Fiz um cronograma, igual aqueles de escola, sabe? Pra não me perder no tempo.
Com o plano pronto, eu comecei a preparar o material. Fiz uns slides bem legais, com imagens e pouco texto, pra não ficar cansativo. Também preparei umas atividades práticas, porque só ficar ouvindo ninguém aguenta, né? Tinha que colocar a mão na massa!
Depois, escolhi um lugar bacana pra fazer o treinamento. Não podia ser muito apertado, nem muito barulhento. Tinha que ter um projetor, um quadro branco e umas cadeiras confortáveis. Ah, e claro, um cafezinho pra dar uma animada no pessoal!

Com tudo pronto, divulguei o treinamento pra galera. Mandei e-mail, coloquei cartaz no mural, falei no grupo do WhatsApp… Tinha que encher a sala, né? E deu certo! Muita gente se interessou e se inscreveu.
O grande dia
No dia do treinamento, cheguei cedo pra organizar tudo. Liguei o projetor, testei o som, arrumei as cadeiras… Deixei tudo nos trinques! Quando o pessoal chegou, eu tava lá, de braços abertos, recebendo todo mundo com um sorriso no rosto.
O treinamento foi massa! O pessoal participou, fez perguntas, deu risada… Teve até uns momentos de emoção, viu? Eu me senti realizado pra caramba! Ver a galera aprendendo e se divertindo não tem preço.
No final, eu pedi pra todo mundo preencher um formulário de avaliação. Queria saber o que eles acharam, o que podia melhorar, o que tinha sido bom… É sempre bom ouvir a opinião dos outros, né? A gente aprende muito com isso