Trabalho duro vence o talento: Dicas para superar a falta de talento nato.

Fala, galera! Beleza? Hoje eu tô aqui pra contar pra vocês uma história minha, uma saga que mostra bem como o trabalho duro pode, sim, superar o talento. Sabe aquele ditado que diz “quem não tem colírio, usa óculos escuros”? Então, é mais ou menos por aí.

Trabalho duro vence o talento: Dicas para superar a falta de talento nato.

Tudo começou quando eu decidi que queria aprender a tocar violão. Eu sempre curti música, mas nunca tinha me dedicado a aprender um instrumento de verdade. O problema é que eu sou o que se pode chamar de “descoordenado”. Meus dedos pareciam salsichas tentando apertar as cordas, e o som que saía era qualquer coisa, menos música.

Primeira tentativa: aulas particulares. Pensei “vou contratar um professor, ele me ensina e eu aprendo rapidinho”. Que nada! O professor era bom, manjava muito, mas eu… eu era um desastre. Ele tentava, coitado, mas eu simplesmente não conseguia fazer os acordes direito. Desisti depois de uns dois meses, frustrado e com o violão encostado num canto.

  • Frustração número 1: Aulas particulares não funcionaram pra mim.

Segunda tentativa: videoaulas na internet. “Ah, agora vai! Com videoaula eu posso ir no meu ritmo, pausar, voltar…”. Passei horas na frente do computador, tentando imitar o que os caras faziam nos vídeos. Até que melhorou um pouquinho, mas ainda estava longe de ser algo agradável de se ouvir. E o pior, eu não conseguia tocar uma música inteira sem errar um monte.

  • Frustração número 2: Videoaulas ajudaram, mas não resolveram o problema.

A Virada de Jogo

Foi aí que eu pensei: “quer saber? Eu vou aprender essa bagaça do meu jeito!”. Larguei as aulas, parei de seguir tutoriais e comecei a simplesmente tocar. Todo dia, nem que fosse só por meia hora, eu pegava o violão e ficava lá, dedilhando, tentando tirar um som que prestasse.

Não foi fácil, vou te falar. Teve dias que eu queria jogar o violão pela janela. Mas eu persisti. Fui pegando o jeito das cordas, decorando onde colocar os dedos, desenvolvendo minha própria técnica, toda torta, mas que funcionava pra mim.

Trabalho duro vence o talento: Dicas para superar a falta de talento nato.

E sabe o que aconteceu? Depois de uns meses, eu comecei a tocar de verdade! Não era perfeito, claro, mas eu conseguia tocar minhas músicas favoritas, do começo ao fim. Meus amigos até começaram a pedir pra eu tocar nas rodinhas de conversa.

  • Sucesso: Aprendi a tocar violão do meu jeito, na base da raça!

Hoje, eu olho pra trás e vejo que o meu “talento” pra música era zero. Mas a minha vontade de aprender, a minha dedicação, o meu trabalho duro, foram maiores. Eu suei a camisa, mas consegui. E essa é a lição que eu quero passar pra vocês hoje: não importa se você acha que não leva jeito pra alguma coisa. Se você se dedicar, se você trabalhar duro, você consegue. Pode demorar, pode ser difícil, mas você chega lá. Acredite em você e vai na fé!

Artigos relacionados

Comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos mais recentes