Olá, pessoal! Hoje eu quero compartilhar com vocês minha aventura para escrever meu nome, Tiago, em japonês. Foi uma jornada e tanto, e eu anotei tudo para vocês acompanharem.

Primeiro, eu fui atrás de informações sobre como funciona a escrita japonesa. Descobri que eles usam três sistemas: hiragana, katakana e kanji. O katakana é o que eles usam para palavras estrangeiras, então era por aí que eu tinha que começar.
Comecei a pesquisar e vi que não existe um som de “ti” em japonês. O mais próximo é “chi”. Então, “Tiago” já virou “Chiago” na minha cabeça. Aí comecei a juntar os pedaços. “Chi” é チ, “a” é ア e “go” é ゴ. Juntando tudo, ficou チアゴ.
- Pesquisei bastante sobre os sons e como eles se encaixam no katakana.
- Descobri que a pronúncia não é exatamente igual, mas é o mais próximo que dá para chegar.
- Tentei falar “Chiago” várias vezes para me acostumar com o som.
Depois de montar o nome em katakana, fui atrás de significados. Descobri que, em japonês, os nomes são geralmente escritos em kanji, que são aqueles símbolos cheios de significado. Mas como “Tiago” não é um nome japonês, não tem um kanji específico para ele.
Mas eu não desisti! Pesquisei nomes japoneses que soam parecido com “Chiago”. Encontrei alguns, mas nenhum que me agradasse 100%. Aí eu tive uma ideia: e se eu escolhesse kanjis com significados que eu gosto para formar meu nome?
Escolhendo os Kanjis
Passei horas pesquisando significados de kanjis e tentando combinar sons que formassem algo próximo de “Tiago”. Foi um quebra-cabeça, mas eu estava determinado! No final, escolhi três kanjis: 知 (chi) que significa “sabedoria”, 愛 (a) que significa “amor” e 豪 (gō) que significa “forte”. Juntando tudo, ficou 知愛豪.

Eu sei que a pronúncia não é exatamente “Tiago”, mas eu gostei do significado. “Sabedoria, amor e força”, acho que me define bem. E aí, consegui ter meu nome em japonês, do meu jeito!
Essa foi a minha saga para escrever “Tiago” em japonês. Foi trabalhoso, mas eu aprendi muito e me diverti no processo. Espero que vocês tenham gostado de acompanhar minha jornada! Até a próxima, pessoal!