Fala galera, beleza? Hoje eu resolvi fuçar num negócio diferente e resolvi compartilhar com vocês: estatísticas de lesões na Série A italiana. Sempre ouvi falar que tal time tava desfalcado, que jogador X vivia no departamento médico, então pensei: “Dá pra levantar esses dados e ver o que rola?”. E não é que dá?

Começando a brincadeira
Primeiro, precisei achar um lugar que tivesse essas informações. Dei uma boa garimpada na internet e achei uns sites maneiros que registram esses dados. Não vou citar nomes aqui pra não fazer propaganda, mas é fácil de achar, viu?
Com os sites em mãos, comecei a catar os dados. Fui anotando tudo numa planilha, time por time, jogador por jogador. Deu um trabalhão, confesso! Mas como eu sou teimoso, fui até o fim.
Organizando a bagunça
Depois de coletar tudo, a planilha tava um caos! Um monte de nome, número, tipo de lesão… aí precisei dar uma organizada. Separei por time, tipo de lesão (muscular, joelho, tornozelo, etc), tempo de afastamento e por aí vai.
Usei umas fórmulas simples pra somar, calcular média, essas coisas. Nada de bicho de sete cabeças, o importante era deixar tudo visualmente mais fácil de entender.
E os resultados?
Depois de organizar tudo, comecei a ver uns padrões. Alguns times tinham muito mais lesões que outros, alguns tipos de lesão eram mais frequentes… Deu pra tirar umas conclusões interessantes, tipo:

- Times que jogam mais competições: Esses, geralmente, tinham mais lesões. Faz sentido, né? Mais jogos, mais desgaste, mais chance de machucar.
- Tipo de lesão mais comum: Pelo que vi, lesão muscular foi a campeã. Acho que é por causa dos treinos e jogos intensos.
- Jogadores que mais se machucam: Consegui ver quais jogadores passaram mais tempo no estaleiro. Triste, mas faz parte do futebol.
Conclusão da minha saga
No fim das contas, foi um exercício legal pra matar a curiosidade. Deu pra ter uma noção boa de como as lesões afetam os times do campeonato italiano. Claro que não é um estudo científico nem nada, foi mais uma fuçada minha mesmo. Mas já deu pra aprender um bocado!
Se vocês curtiram, posso fazer isso com outros campeonatos também. É só deixar aí nos comentários! E se tiverem alguma dúvida de como eu fiz, podem perguntar à vontade. Tamo junto!