Olá pessoal! Hoje eu resolvi fuçar em uma coisa que sempre tive curiosidade: como montar uma tabela de evolução dos Pokémon. Sabe, aquela listinha que mostra direitinho qual Pokémon evolui para qual, e em que nível isso acontece? Pois é, decidi criar a minha!

Começando a brincadeira
Primeiro, eu abri uma planilha no meu computador. Pode ser no Excel, Google Sheets, tanto faz. O importante é ter um lugar para organizar as informações.
Organizando as informações
Criei algumas colunas básicas:
- Nome do Pokémon: Para colocar o nome de cada criaturinha.
- Nível de Evolução: Para anotar em que nível ele evolui.
- Evolui para: Para indicar qual o próximo Pokémon na linha evolutiva.
- Observações: (Opcional) Para colocar alguma informação extra, tipo se precisa de alguma pedra especial para evoluir, ou se a evolução é por troca, etc.
Preenchendo a tabela
Aí, meus amigos, começou a parte divertida (e trabalhosa!). Fui pesquisando na internet, em sites e fóruns de Pokémon, e anotando tudo na minha planilha. Comecei com os clássicos, tipo Bulbasaur, Charmander e Squirtle, e fui adicionando mais e mais.
Confesso que deu um trabalhinho, viu? São muitos Pokémon! Mas aos poucos a tabela foi ganhando forma. Descobri que alguns evoluem em níveis bem baixos, tipo o Caterpie, que vira Metapod no nível 7. Outros demoram mais, como o Magikarp, que só vira Gyarados no nível 20 (mas vale a pena, né?).
Resultados e diversão
Depois de algumas horas de pesquisa e organização, consegui montar uma tabela bem legal! Claro, não coloquei todos os Pokémon do mundo, senão ia ficar gigante. Mas adicionei os meus favoritos e alguns outros que achei interessante.

Agora, quando eu estiver jogando, posso consultar rapidinho a minha tabela para saber quando meus Pokémon vão evoluir. E o mais legal é que fui eu que fiz! É uma sensação muito boa de “missão cumprida”, sabe?
E aí, curtiu a ideia? Se você também é fã de Pokémon, tenta fazer a sua tabela! É divertido e você ainda aprende um monte sobre as evoluções.