Hoje vou compartilhar com vocês uma coisa que me deixou confuso por um tempo: a diferença entre “queiram” e “queirao”. Parece bobagem, mas quando você começa a mexer com conjugação de verbos, a coisa fica complicada. Vamos lá, vou contar como eu descobri isso.
Começando a Investigação
Primeiro, eu fui procurar o que diabos é “queiram”. Descobri que é a terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo do verbo “querer”. Também pode ser a terceira pessoa do plural do imperativo do mesmo verbo. Ou seja, é tipo quando você quer que várias pessoas queiram alguma coisa, sabe? Um exemplo que achei foi “Caso queiram”. Parece simples, mas eu ainda estava meio perdido.
Procurando Exemplos
Aí eu pensei: “Beleza, e ‘queirao’? Será que existe?”. Fui dar uma olhada e vi que essa palavra não existe desse jeito. O certo é sempre “queiram” quando você está falando de várias pessoas. Mas e se eu quiser falar de uma pessoa só no futuro? Aí o bicho pega. Descobri que, nesse caso, o certo é “se eu quiser”, “quando eu quiser”. Nada de “queirao” por aqui.
Fazendo Testes
Para ter certeza, resolvi testar. Comecei a escrever umas frases e percebi que “queiram” sempre se encaixava quando eu estava falando de mais de uma pessoa. Por exemplo, “Espero que eles queiram vir à festa”. Já “quiser” era só para quando eu estava falando de mim mesmo no futuro: “Se eu quiser, vou viajar nas férias”. Fiz isso várias vezes até pegar o jeito.
Conjugando o Verbo
Depois, achei um negócio interessante: a conjugação do verbo “querer” no imperativo afirmativo. Era uma tabela enorme, mas deu para entender melhor. Vi que “queiram” é usado para dar uma ordem ou fazer um pedido para várias pessoas. Tipo, “Queiram sentar, por favor”. Aí tudo começou a fazer mais sentido na minha cabeça.
Consultando Dicionários
Para não ficar só nas minhas anotações, fui atrás de uns dicionários online. Consultei o Dicionário Infopédia de Verbos Portugueses e vi que eles confirmavam tudo o que eu tinha descoberto. Lá tinha a conjugação de “queiram” bonitinha, e explicava que é a forma certa para a terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo e do imperativo.

Comparando com Outras Palavras
Aproveitei para ver outras palavras e como elas são conjugadas. Vi que a vírgula, por exemplo, é usada para separar orações independentes quando estão conectadas por uma conjunção coordenativa, como “e”, “ou”, “mas”, “porque”, etc. Tipo, “Eu gosto de estudar, e ela prefere ler”. Isso me ajudou a entender melhor como as frases são construídas.
Testando na Prática
Com tudo isso na cabeça, comecei a usar “queiram” e “quiser” nas minhas conversas e textos. No começo, eu errava bastante, mas com o tempo fui pegando o jeito. Escrevia uma frase, lia em voz alta e via se soava certo. Se não soasse, eu voltava e corrigia. Foi um processo meio chato, mas valeu a pena.
Finalmente Entendendo
Depois de muita prática, finalmente entendi a diferença. “Queiram” é para quando você está falando com ou sobre várias pessoas, no presente do subjuntivo ou no imperativo. “Quiser” é para quando você está falando de si mesmo, no futuro do subjuntivo. Parece complicado, mas depois que você pega o jeito, fica automático.
Conclusão
No fim das contas, essa saga toda me ensinou bastante sobre como usar “queiram” e “quiser” corretamente. Espero que minha experiência ajude vocês também. Se tiverem dúvidas, é só fazer como eu fiz: pesquisar, testar, errar, corrigir e praticar até acertar. Boa sorte!