E aí, pessoal! Tranquilo? Hoje vou contar pra vocês como eu fiz pra descobrir quantos títulos tem o Cruzeiro. É uma saga, viu?
Primeiro de tudo, joguei no Google, né? Aquele “quantos títulos tem o Cruzeiro” básico. Apareceu um monte de site, lista pra todo lado, mas sabe como é, né? Cada um fala uma coisa. Fiquei meio perdido.
Aí pensei: “Preciso de uma fonte mais confiável”. Fui direto no site oficial do Cruzeiro. Lá tem um histórico, umas paradas assim. Comecei a fuçar, clicar em tudo que é link. Demorou um tempão, porque o site, confesso, não é a coisa mais organizada do mundo.
Depois de catar informação pra caramba no site, resolvi apelar para os livros. Tenho uns amigos que são cruzeirenses fanáticos, tipo que sabem tudo de cor. Liguei pra um deles e perguntei se ele tinha algum livro sobre a história do Cruzeiro. Ele me emprestou um calhamaço gigante!
Passei uns bons dias lendo esse livro. Anotei tudo que era título: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Libertadores, Brasileirão… Ufa! Que trabalheira.
Só que eu ainda não estava satisfeito. Queria ter certeza absoluta. Então, tive a ideia de ir no Museu do Futebol, aqui em São Paulo. Lá tem um acervo gigante, e eu pensei que talvez tivesse alguma coisa sobre o Cruzeiro.

Fui lá, conversei com o pessoal, procurei nos arquivos… Achei algumas coisas interessantes, mas nada que me desse a resposta definitiva.
No fim das contas, depois de muita pesquisa, cruzamento de dados e dor de cabeça, consegui montar uma lista bem completa. Juntei as informações do site oficial, do livro do meu amigo e de algumas outras fontes confiáveis que encontrei por aí.
Moral da história: Descobrir quantos títulos o Cruzeiro tem não é tarefa fácil! Tem que ter paciência, pesquisar em vários lugares e não acreditar em tudo que vê na internet. Mas valeu a pena, viu? Agora posso dizer que sei, com boa margem de certeza, a quantidade de taças que a Raposa levantou ao longo da história.
- Campeonato Mineiro: um monte!
- Copa do Brasil: Algumas boas!
- Libertadores: Duas!
- Brasileirão: Uns quatro, se não me engano!
E aí, curtiram minha saga? Se tiverem alguma dica de onde encontrar mais informações sobre o Cruzeiro, deixem nos comentários! Abraço!