Fala galera, beleza? Hoje vou contar pra vocês como foi que eu me meti nessa de analisar as lutas do ONE Championship e tentar descobrir a probabilidade de uma luta acabar em finalização. Eu sou um cara que adora MMA e sempre curti acompanhar o ONE, que é cheio de lutas emocionantes e, claro, muitas finalizações. Então, resolvi mergulhar de cabeça nesse projeto e compartilhar com vocês tudo o que rolou.

Primeiro, eu comecei coletando um monte de dados. Fui atrás de informações sobre as lutas, os lutadores, e principalmente, como as lutas terminaram. Quem finalizou quem, em que round, esse tipo de coisa. Foi um trabalhão danado, mas eu tava empolgado pra caramba.
- Peguei dados de várias fontes, sites, fóruns, até as próprias transmissões do ONE.
- Organizei tudo em uma planilha, separando por lutador, categoria de peso, resultado, etc.
- Passei horas e horas fazendo isso, mas pra mim era como um hobby.
Depois que eu tinha uma boa quantidade de dados, comecei a fazer as análises. Nessa parte, eu usei uns programinhas e umas fórmulas meio doidas pra calcular as probabilidades. Não vou mentir, teve uma hora que eu achei que minha cabeça ia explodir, mas no final deu tudo certo.
Eu tava fuçando nos dados e vi um tal de John Lineker, que parece que tá com sangue nos olhos pra pegar o cinturão dos pesos-galos de volta. O cara é uma máquina! E também dei uma olhada no Anatoly Malykhin, um campeão duplo do ONE Championship. Esses caras são feras demais, e eu precisava entender como eles encaixavam no meu estudo.
Aí teve uma luta específica, na edição ‘Vegas 100’, que me chamou a atenção. Um ex-campeão do ONE finalizou um tal de Gerald Meerschaert. Fiquei pensando, “caramba, esse cara ainda tá com tudo!”. Isso me deu mais um gás pra continuar minha pesquisa.
E não posso esquecer do Ruotolo, que parece que tava em ótima forma em uma das lutas. Eu tava assistindo e pensando, “esse cara é um monstro!”. Esses detalhes todos foram importantes pra eu entender melhor as dinâmicas das finalizações.

No meio disso tudo, eu vi uma história sobre o Johnson, que só foi ganhar uma grana boa na terceira defesa de título dele. Antes, ele ganhava US$ 29 mil pra lutar e mais US$ 29 mil na segunda defesa. Pô, o cara é um guerreiro, e isso só mostra como esse mundo das lutas é complicado.
Depois de analisar um monte de lutas, eu percebi que o ONE Championship tem uma taxa de finalização bem alta. Isso é ótimo pra quem curte ver os caras se pegando no chão, mas também é interessante pra entender a estratégia dos lutadores. Eles vão pra finalizar mesmo, não ficam só na trocação.
E aí, eu resolvi compartilhar tudo isso com a galera. Criei uns gráficos bem legais, escrevi uns textos explicando tudo e publiquei no meu blog. Foi muito massa ver a galera comentando, curtindo e compartilhando. Acho que consegui mostrar um pouco do que eu descobri de uma forma que todo mundo pudesse entender.
Conclusão da minha saga
Olha, foi uma aventura e tanto. Eu me diverti pra caramba fazendo isso e aprendi um monte sobre as lutas do ONE Championship e sobre como analisar dados. Espero que vocês tenham curtido acompanhar essa minha saga e que tenham aprendido alguma coisa também. E se você é fã de MMA, dá uma olhada no ONE, que as lutas são sempre muito boas! Valeu, galera, e até a próxima!