Proteinato de calcio: O que é, como fazer e benefícios!

E aí, pessoal! Hoje resolvi compartilhar com vocês uma experiência que tive esses dias: fazer proteinato de cálcio em casa. Isso mesmo, chega de gastar uma fortuna com suplementos, bora colocar a mão na massa!

Proteinato de calcio: O que é, como fazer e benefícios!

A Ideia

Tudo começou quando eu estava pesquisando sobre suplementos proteicos e me deparei com o tal do proteinato de cálcio. Vi que era possível fazer em casa e pensei: “Por que não?”. Afinal, adoro um desafio na cozinha (e economizar uma grana!).

Mãos à Obra

Primeiro, fui atrás dos ingredientes. Não tem muito mistério: leite desnatado e suco de limão (ou vinagre branco, se preferir). A proporção que usei foi a seguinte:

  • 1 litro de leite desnatado
  • Suco de 2 limões (aproximadamente 60ml)

Com tudo em mãos, comecei o preparo. Coloquei o leite em uma panela e levei ao fogo médio. Fiquei de olho, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.

Quando o leite começou a ferver (formando aquelas bolhinhas nas laterais), desliguei o fogo e adicionei o suco de limão aos poucos, mexendo sempre. É impressionante como o leite começa a talhar na hora! Parece mágica!

Depois de adicionar todo o suco de limão, continuei mexendo por mais uns minutinhos, só para garantir que tudo se misturasse bem. Aí, deixei a mistura descansar por cerca de 30 minutos. É importante dar esse tempo para o leite talhar completamente.

Proteinato de calcio: O que é, como fazer e benefícios!

A Separação

Passado o tempo de descanso, peguei uma peneira (daquelas bem fininhas) e forrei com um pano de prato limpo (ou um filtro de café de pano, se tiver). Despejei a mistura talhada na peneira, com cuidado, para separar o soro do leite (a parte líquida) da coalhada (a parte sólida, que é o nosso proteinato!).

Deixei escorrendo por um bom tempo, tipo umas 2 horas, na geladeira. Quanto mais tempo escorrer, mais firme fica o proteinato. Eu queria uma consistência tipo a de um queijo cottage, então deixei bastante tempo.

O Resultado

Depois de escorrer, retirei o proteinato do pano e… tcharam! Lá estava ele, prontinho para ser usado. Ficou com uma textura ótima, bem cremosa. Deu para perceber que ficou um pouco mais firme do que o cottage. E o sabor? Bem neutro, o que é ótimo, porque dá para usar em várias receitas.

Guardei o proteinato em um pote fechado na geladeira. Dizem que dura uns 3 a 5 dias, mas aqui em casa não durou nem isso, de tão bom que ficou! Usei em vitaminas, comi com frutas, misturei em patês… As possibilidades são infinitas!

E aí, curtiram a experiência? Super recomendo fazer em casa! É fácil, barato e a gente ainda se diverte no processo. Se fizerem, me contem como ficou! 😉

Proteinato de calcio: O que é, como fazer e benefícios!

Artigos relacionados

Comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos mais recentes