E aí, pessoal! Hoje resolvi compartilhar com vocês uma experiência bem legal que tive tentando prever os resultados do Mundial de League of Legends. Sabe como é, a gente sempre quer dar uma de vidente e acertar quem vai levar a taça pra casa, né?

A Ideia
Tudo começou quando eu estava assistindo aos jogos e pensando: “Cara, será que tem como prever quem vai ganhar?”. Aí, a veia de fuçador falou mais alto e eu decidi tentar criar um modelo pra fazer isso. Não sou nenhum expert em dados, mas adoro um desafio!
Colocando a Mão na Massa
Primeiro, eu precisava de dados. E muitos! Fui atrás de tudo que encontrei: histórico de partidas, estatísticas dos jogadores, resultados de campeonatos anteriores, tudo que pudesse me dar alguma pista.
- Fase 1: Coleta de Dados – Passei horas catando informações em sites, planilhas e até em fóruns. Parecia um garimpeiro digital!
- Fase 2: Limpeza dos Dados – Depois de juntar um monte de coisa, tive que organizar tudo. Tinha cada informação repetida, errada, que olha… deu um trabalhão!
Montando o Quebra-Cabeça
Com os dados organizados, comecei a pensar em como transformar aquilo em algo útil. Usei umas ferramentas de análise de dados, tipo um “liquidificador” de informações. Fui testando, testando… e quebrando a cabeça, claro.
Testando e errando:
Tentei várias abordagens diferentes. Algumas davam resultados nada a ver, outras até que mostravam um caminho. Mas eu queria algo que realmente funcionasse, não só um chute meio torto.

O Resultado (ou a Falta Dele)
Depois de muito esforço, consegui criar um modelo que… bom, não era perfeito, mas até que dava uns palpites razoáveis. Acertei alguns resultados, errei outros feio. Mas o mais legal foi aprender um monte de coisa no processo!
O que eu aprendi:
Prever resultados de eSports é MUITO mais difícil do que parece! Tem tanta coisa envolvida, tanta variável, que é quase impossível ter 100% de certeza. Mas, ei, a gente se diverte tentando, né?
E é isso, galera! Essa foi a minha saga tentando prever o futuro do League of Legends. Se você curtiu, deixa um comentário aí! Quem sabe a gente não troca umas ideias e tenta melhorar esse modelo juntos?