Precisa saber se algo é verdade? Confirma se de maneira rápida e fácil!

Hoje vou compartilhar com vocês minha experiência de como eu confirmei se algo é verdadeiro ou falso. Sabe, na internet tem muita coisa, e nem tudo que a gente vê por aí é verdade, né?

Precisa saber se algo é verdade? Confirma se de maneira rápida e fácil!

Então, outro dia eu vi uma notícia que me deixou meio encucado. Parecia boa demais pra ser verdade, sabe? Aí eu pensei: “Preciso checar isso direito”.

Primeiro, eu fui direto na fonte. Vi quem tinha publicado a notícia. Era um site que eu nunca tinha ouvido falar, meio desconhecido. Já fiquei com um pé atrás. Mas, não julguei logo de cara, continuei minha investigação.

O que eu fiz depois?

  • Dei uma olhada se tinha autor. Sabe, pra ver se era alguém que entendia do assunto. Não tinha nada! Nenhum nomezinho, nem um perfil de quem escreveu. Aí a pulga atrás da orelha só cresceu.
  • Fui atrás de outras fontes. Joguei o assunto no Google, só pra ver o que aparecia. Queria ver se outros lugares mais conhecidos, tipo, sites de jornal e tal, tavam falando a mesma coisa. Sabe o que eu achei? Nada! Ninguém mais tava falando daquilo.
  • Procurei por data da publicação. Vai que a notícia era velha, né? Às vezes a gente vê coisa antiga como se fosse nova. Mas não, era recente até. Só que isso não ajudou muito, porque não tinha em mais nenhum lugar.
  • Usei umas ferramentas de checagem de fatos. Tem uns sites e umas ferramentas, tipo o Google Fact Check, que ajudam a ver se a informação é confiável. Coloquei lá a notícia e, tcharam, o negócio já apareceu como falso!

Depois de fazer tudo isso, ficou claro pra mim que a notícia era lorota mesmo. Não tinha base em lugar nenhum, e as ferramentas de checagem confirmaram que era balela.

Olha, foi uma experiência e tanto. Aprendi que não dá pra acreditar em tudo que a gente vê por aí. Tem que ser esperto e dar uma checada antes de sair espalhando as coisas. Espero que minha historinha ajude vocês a ficarem mais ligados também!

Artigos relacionados

Comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos mais recentes