Fala, galera! Hoje eu vou contar pra vocês a saga que foi tentar descobrir se já rolou um tsunami na Praia do Cardoso. Sabe como é, a gente vê cada coisa na internet que fica meio cismado, né?

A Investigação Começa
Primeiro, eu fui direto no Google. Joguei lá “praia do cardoso tsunami” e apareceu um monte de coisa, mas nada muito concreto. Tinha uns vídeos, uns relatos meio vagos, mas nada oficial, saca?
Aí eu pensei: “Vou procurar em sites de notícias, vai que…”. Entrei nos sites dos jornais locais, procurei, procurei… e nada. Só tinha notícia de ressaca, maré alta, essas coisas, mas tsunami mesmo, que é bom, nada.
- Fui no Google
- Joguei a pesquisa
- Apareceram resultados vagos
- Procurei em sites de notícias
- Encontrei só notícias de ressaca
A Busca por Evidências
Já tava quase desistindo quando tive uma ideia: “Vou procurar relatos de moradores antigos!”. Comecei a fuçar em grupos do Facebook da região, perguntei pra galera, mandei mensagem… e aí começaram a aparecer umas histórias.
Um senhor disse que “ouviu falar” de uma onda gigante há muitos anos, mas não soube dizer se era verdade. Uma outra moça falou que a avó dela contava de um “mar bravo” que invadiu a praia, mas também não tinha certeza de nada. E assim foi, um monte de “diz que me disse”, mas prova mesmo, que é bom, nada.
A Conclusão (ou Falta Dela)
Depois de muito bater cabeça, cheguei à conclusão de que, se rolou mesmo um tsunami na Praia do Cardoso, foi algo muito, muito antigo, e que não tem registro oficial nenhum. Ou então é só lenda mesmo, né? Vai saber…

Mas a real é que, com ou sem tsunami, a Praia do Cardoso continua linda e eu continuo indo pra lá pegar minhas ondas. Se um dia eu descobrir algo mais concreto, prometo que volto aqui pra contar pra vocês! Valeu, galera! E bora surfar!