Fala, galera! Beleza? Hoje vou contar pra vocês sobre minha aventura na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro. Quem me conhece sabe que adoro uma praia e um bom surfe, então, tava doido pra conhecer esse lugar, que dizem ser o paraíso dos surfistas.

Primeiro, deixa eu falar onde fica essa praia. Ela tá localizada no bairro do Recreio dos Bandeirantes, entre a Praia do Recreio e a Prainha. É um lugar bem maneiro, porque quando a maré tá baixa, dá pra ver um caminho de areia que vai até a Pedra do Pontal. Eu cheguei lá cedinho, estacionei o carro e já senti aquela brisa boa do mar.
Como é a Praia da Macumba?
Cara, a praia é linda demais! Água clarinha, areia branca e muitas ondas, do jeito que a gente gosta. Fiquei sabendo que ela é famosa por causa do surfe, principalmente o longboard. As ondas são constantes o ano todo, então é cheio de surfista por lá. Vi uns caras feras no mar, mandando ver nas manobras. Dizem que até uns nomes famosos do esporte, tipo o Affonso Freitas, já passaram por lá. Eu, que não sou bobo nem nada, já peguei minha prancha e entrei no mar pra aproveitar também.
Depois de surfar bastante, fiquei de bobeira na areia, tomando uma água de coco e curtindo o visual. A praia é bem extensa, com vários quiosques e uma ciclovia massa. De um lado, dá pra ver a Pedra do Pontal, que é um visual irado. Fiquei lá até o sol começar a se pôr, foi um dia perfeito.
Por que o nome “Praia da Macumba”?
Eu tava curioso pra saber a origem do nome e descobri uma história interessante. Dizem que antigamente o pessoal praticava uns cultos de Umbanda e Candomblé por lá, e por isso ficou conhecida como Praia da Macumba. Mas tem gente que fala que não é bem assim, que o nome veio por causa de umas pedras que parecem instrumentos de macumba. Sei lá, o importante é que o lugar é show!
Onde ficar na Praia da Macumba?
Pra quem quer se hospedar por lá, vi que tem uns hotéis bem na frente da Pedra do Pontal. Eu não fiquei em nenhum deles, porque fui só passar o dia, mas pareciam ser bem legais. Um deles é o KS Beach Hotel e o outro é o Hotel Atlântico Sul. Pelo que vi, a decoração é top.

- Cheguei na Praia da Macumba bem cedo.
- Estacionei o carro e já senti a brisa do mar.
- Peguei minha prancha e entrei no mar pra surfar.
- Fiquei de bobeira na areia, tomando água de coco.
- Descobri a história por trás do nome “Praia da Macumba”.
- Vi alguns hotéis na frente da Pedra do Pontal.
Resumindo, a Praia da Macumba é um lugar incrível pra quem curte surfe, natureza e uma vibe boa. Eu adorei a experiência e com certeza vou voltar mais vezes. Se você estiver pelo Rio, dá uma passada lá que vale a pena! É isso aí, galera, espero que tenham curtido o relato. Até a próxima aventura!