Pneu de Formula 1 quanto custa para as equipes? Saiba mais sobre esse investimento alto.

Olha, vou te contar como foi que eu cheguei nessa história de custo de pneu de Fórmula 1. Não foi do nada, sabe? Eu tava assistindo uma corrida no fim de semana passado, aquela tensão toda, troca de pneu voando… e aí me bateu a curiosidade: quanto será que custa uma belezinha daquelas?

Pneu de Formula 1 quanto custa para as equipes? Saiba mais sobre esse investimento alto.

Primeira coisa que fiz, claro, foi jogar no buscador na internet. Mas aí já começou a complicação. Aparece um monte de coisa, matéria antiga, fórum de discussão, gente dando palpite. Nada muito concreto, um número que você bate o olho e fala “é isso”.

Pensei: “bom, deve ter algum lugar oficial, né?”. Fui atrás dos sites das fabricantes, tipo a Pirelli que fornece hoje. Mas lá também, falam da tecnologia, da performance, dos tipos de pneu (macio, médio, duro, chuva…), mas preço que é bom, nada! É compreensível, não é um produto que a gente compra na esquina.

Aí comecei a fuçar em matérias mais especializadas, blogs de automobilismo, entrevistas com gente da área. A coisa começou a clarear um pouco, mas ainda sem um valor exato. O que percebi é que o custo é muito mais do que só a borracha.

Minha Investigação e o que Descobri

Primeiro, entendi que não se fala em “preço de venda” como um pneu normal. As equipes não compram os pneus individualmente no mercado. É um pacote de fornecimento, um acordo milionário que envolve pesquisa, desenvolvimento, logística pra levar tudo pros circuitos do mundo todo, equipe técnica pra dar suporte…

Juntando as informações que catei aqui e ali, cheguei nuns números que o pessoal comenta nos bastidores. Olha, não é informação oficial cravada na pedra, mas dá uma boa ideia:

Pneu de Formula 1 quanto custa para as equipes? Saiba mais sobre esse investimento alto.
  • Cada pneu, isoladamente, se fosse pra colocar um custo de produção e desenvolvimento, sairia na casa dos milhares de euros. Algo entre 2 mil a 3 mil euros por unidade é o que mais se comenta.
  • Pensa que um carro usa 4 pneus de uma vez. Já dá uma grana boa.
  • Agora multiplica isso pela quantidade de jogos que eles usam num único fim de semana de Grande Prêmio. São vários jogos de pneus slick (seco) de compostos diferentes, mais os de chuva. A conta fica astronômica!

O mais doido é pensar que esses pneus são feitos pra durar pouquíssimo tempo, algumas voltas no máximo dependendo do composto e da estratégia. É tecnologia descartável de altíssimo custo.

Então, resumindo minha saga pra descobrir o preço: não tem um valor de etiqueta. É um custo embutido num serviço gigantesco e super complexo fornecido para as equipes. Mas, pra ter uma noção do valor daquela “borrachinha preta”, pensar em alguns milhares de euros por cada uma já te coloca na realidade do negócio.

Foi uma pesquisa interessante, confesso. A gente assiste a corrida e nem imagina o universo de dinheiro e tecnologia que tem por trás de cada detalhe, até num simples (ou nem tão simples assim) pneu.

Artigos relacionados

Comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos mais recentes