Passat Dacon vale a pena? Veja análise completa do carro.

E aí, pessoal! Hoje vou compartilhar com vocês uma experiência que tive recentemente e que apelidei carinhosamente de “passat dacon”. Foi uma trabalheira, mas no final deu tudo certo, como de costume quando a gente mete a mão na massa.

Passat Dacon vale a pena? Veja análise completa do carro.

Tudo começou quando meu guerreiro Passat começou a apresentar uns problemas elétricos bem chatos. Do nada, o painel dava uma piscada, o farol ficava meio fraco, às vezes até o rádio dava umas falhadas. Sabe aquela coisa que tira a paz? Levei em um eletricista conhecido, ele deu uma olhada, mexeu nuns fios, trocou um fusível, mas nada… o problema ia e voltava.

Aí não teve jeito. Fim de semana chegou, tempo livre na mão, pensei: “vou ter que resolver isso eu mesmo”. Separei minhas ferramentas, um multímetro véio de guerra, e comecei a fuçar.

Desmontando o Paciente

Primeiro passo foi tirar aquela capa plástica de baixo do volante pra ter acesso à fiação principal. Fui seguindo os chicotes com cuidado, procurando algum fio descascado, conector frouxo, essas coisas mais óbvias. Testei continuidade aqui e ali com o multímetro, verifiquei os aterramentos que consegui alcançar. Nada de anormal.

Depois parti pra caixa de fusíveis de novo. Tirei um por um, limpei os contatos, verifiquei se tinha algum com aquela aparência esquisita de queimado por dentro. Tudo parecia em ordem. Os relés também, testei os que davam acesso fácil, clique normal, aparentemente funcionando.

Aí a coisa começou a ficar mais “dacon”. Lembrei que esses carros mais antigos, especialmente essa linha da Volks, tinham uns módulos meio escondidos, que controlavam funções secundárias. Comecei a pesquisar em uns manuais de serviço antigos que tenho guardado e em fóruns de entusiastas (só pesquisando, claro, nada de links aqui!).

Passat Dacon vale a pena? Veja análise completa do carro.

A Caça ao Tesouro (ou ao Problema)

Descobri que existia um módulo específico, responsável por uma parte da distribuição de energia para acessórios e iluminação interna, que ficava num lugar bem chato, lá atrás do porta-luvas, quase encostado na parede corta-fogo. Pra chegar nele, mais desmontagem. Tirei o porta-luvas, alguns acabamentos laterais.

E lá estava ele, o dito cujo. Um pequeno módulo preto, preso num suporte metálico. Soltei o conector com alguma dificuldade, o espaço era mínimo pra mão. Olhei os pinos, dei uma limpada com limpa-contato, tanto no chicote quanto no módulo. Remontei parcialmente pra testar.

Nada… o problema persistia. A frustração já estava batendo.

Pensei: “Perdido por perdido, vou abrir esse módulo”. Com uma chavinha pequena, soltei as travas da caixa plástica dele. Dentro, uma plaquinha eletrônica simples até. Fui olhando componente por componente, procurando algo estufado, queimado, ou alguma solda suspeita.

  • Resistores: Ok.
  • Capacitores: Ok.
  • Diodos: Ok.
  • Soldas: Opa!

Bem ali, num dos pinos maiores do conector principal da placa, achei! Uma solda fria clássica. Aquela bolinha de solda opaca, meio rachada na base. Quase imperceptível, mas estava lá. Devia ser isso que causava a intermitência toda.

Passat Dacon vale a pena? Veja análise completa do carro.

Resolvendo e Finalizando

Peguei meu bom e velho ferro de solda, estanho, um pouco de fluxo. Com cuidado e paciência, refiz aquela solda e aproveitei pra reforçar algumas outras que pareciam suspeitas na mesma área.

Esperei esfriar, fechei a caixinha do módulo, reconectei o chicote (com a mesma dificuldade de antes), e antes de montar tudo, liguei a chave do carro.

Bingo! Painel acendeu firme, sem piscar. Liguei farol, luz forte e constante. Rádio funcionando liso. Dei umas batidinhas no painel, mexi nos fios próximos ao módulo… nada de falha. O problema tinha sido encontrado e resolvido!

Aí foi só montar tudo de volta, com calma, apertando cada parafuso, encaixando cada acabamento no seu lugar. Deu um trabalho danado, essa saga “passat dacon”, por causa de uma simples solda fria escondida. Mas a satisfação de ter resolvido em casa, com as próprias mãos, não tem preço.

Fica aí o registro dessa pequena batalha. Se seu carro estiver com uns problemas elétricos fantasmas, lembre-se: paciência, pesquisa e muita atenção aos detalhes podem ser a chave!

Passat Dacon vale a pena? Veja análise completa do carro.

Artigos relacionados

Comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos mais recentes