E aí, pessoal! Hoje eu resolvi tirar uma dúvida que muita gente tem: afinal, vinagre de maçã tem álcool? Eu, como bom curioso que sou, fui atrás da resposta e fiz um teste em casa pra comprovar. Vou contar pra vocês todo o processo, tim-tim por tim-tim.

A Busca pela Informação
Primeiro, dei uma fuçada na internet pra entender como o vinagre de maçã é feito. Descobri que ele vem da fermentação da maçã, né? E toda fermentação pode gerar álcool, certo? Mas aí fiquei pensando: será que sobra álcool no vinagre que a gente compra no mercado?
Li um monte de coisa, vi uns vídeos, mas nada me convencia 100%. A maioria dos lugares dizia que o vinagre de maçã, se for bem feito, tem um teor alcoólico muito baixo, quase zero. Mas sabe como é, a gente fica com aquela pulguinha atrás da orelha…
O Teste Caseiro
Foi aí que eu pensei: “Quer saber? Vou testar eu mesmo!”. Peguei um vidrão de vinagre de maçã que eu tinha aqui em casa, daqueles que a gente usa pra temperar salada, sabe?
O que eu usei:
- Vinagre de maçã (de uma marca comum, dessas de supermercado)
- Um copo limpo
- Meus sentidos (olfato e paladar, principalmente!)
Como eu fiz:

- Primeiro, o cheiro: Abri o vidro e cheirei com vontade. O cheiro era forte, azedo, típico de vinagre mesmo. Nada de álcool ali.
- Segundo, a cor: Despejei um pouco no copo pra ver a cor. Era meio amarelado, turvo, normal pra vinagre de maçã.
- Terceiro, o gosto: Tomei um golinho. Argh! Azedo pra caramba! Mas, de novo, nada de sentir gosto de álcool.
Conclusão (Minha, Pelo Menos!)
Depois desse teste todo, cheguei à conclusão de que, pelo menos nesse vinagre que eu testei, não tinha álcool nenhum, ou se tinha, era tão pouco que eu não consegui perceber. Claro, isso não é um teste científico, né? Mas pra mim, serviu pra matar a curiosidade.
Agora, se você for usar vinagre de maçã pra fazer um drink, por exemplo, aí já é outra história! Mas pra temperar a salada, acho que pode ir sem medo!
E aí, o que vocês acharam do meu teste? Alguém já fez algo parecido? Compartilha aí nos comentários!