O que é trio corneta e como funciona?

E aí, pessoal! Hoje vou compartilhar com vocês minha experiência montando um trio corneta. Sempre curti um som automotivo potente, daqueles que fazem o peito vibrar, sabe? Então, decidi que era hora de dar um upgrade no som do meu carro e resolvi montar um trio corneta. Vou contar pra vocês como foi todo o processo, desde a escolha das peças até a instalação e o resultado final.

O que é trio corneta e como funciona?

Primeiro, fui dar uma pesquisada pra entender melhor o que era um trio corneta. Descobri que é um sistema de som com três vias, ou seja, usa três tipos de alto-falantes pra reproduzir diferentes faixas de frequência. No caso do trio corneta, ele é composto por um woofer (para os graves), um driver (para os médios) e um tweeter (para os agudos), mas o lance mesmo é que nesse caso o driver usa uma corneta pra amplificar e direcionar o som. Massa, né?

Com isso em mente, comecei a saga da escolha das peças. Passei horas lendo avaliações, vendo vídeos e conversando com amigos que entendem do assunto. Queria algo que tivesse qualidade, mas que também coubesse no meu bolso, que a grana tava meio curta. Acabei optando por um woofer de 12 polegadas de uma marca que já conhecia, um driver de titânio de outra marca bem recomendada e um tweeter mais simples, mas que dava conta do recado.

Aí veio a parte das cornetas. Tive que escolher o tamanho e o material. Como queria um som mais direcionado para o médio-grave, escolhi umas cornetas curtas de alumínio. Vi que tinha umas de plástico também, mas preferi as de alumínio que pareciam mais resistentes e tinham um visual mais top.

Com as peças em mãos, parti para a instalação. Como não manjo muito de elétrica automotiva, chamei um brother que saca do assunto pra me ajudar. A gente começou montando a caixa para o woofer. Usamos madeira MDF, que é bem resistente e dá uma acústica legal. Depois, fixamos o driver na corneta, tomando cuidado pra não danificar o diafragma.

Aí veio a parte mais chatinha, que foi passar os cabos e fazer as conexões. Meu amigo foi me explicando tudo e eu fui ajudando no que podia. A gente ligou tudo num módulo amplificador que eu já tinha, e depois conectamos no player do carro. Deu um trabalhinho, mas no final deu tudo certo, ufa!.

O que é trio corneta e como funciona?

E finalmente, chegou a hora de testar o bicho! Liguei o som e… meu amigo, que sonzeira! O grave tava batendo forte, o médio tava bem definido e os agudos cristalinos. O som ficou muito mais potente e com uma qualidade incrível, bem do jeito que eu queria. Fiquei orgulhoso demais do resultado, parecia som de carro de magnata!.

Resumindo a ópera, montar um trio corneta não é tão difícil quanto parece, mas tem que ter paciência e um pouquinho de conhecimento. Se você não se garante na parte elétrica, é melhor chamar alguém que entenda pra te ajudar, beleza?.

  • Escolher as peças certas faz toda a diferença. Pesquise bem antes de comprar.
  • Corneta curta ou longa? Depende do som que você quer. Curta é mais pra médio-grave.
  • Instalação é o pulo do gato. Se não manja, chama um brother.
  • O resultado? Som potente e de qualidade! Valeu a pena cada centavo e cada minuto dedicado.

Bom, galera, essa foi minha aventura montando um trio corneta. Espero que tenham curtido o relato e que ele sirva de inspiração pra quem tá pensando em dar um upgrade no som do carro. Agora é só curtir o som e fazer inveja na vizinhança! Valeu!

Artigos relacionados

Comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos mais recentes