Fala, pessoal! Tudo beleza? Hoje vou compartilhar com vocês uma experiência que tive esses dias, mexendo com os famosos canais de Santos. Sempre ouvi falar deles, que são mais que um sistema de drenagem, são tipo um cartão postal da cidade, né?

Bom, comecei a fuçar na internet, atrás de informação. Descobri que o Canal 2, por exemplo, foi inaugurado lá em 1910. O bicho corta os bairros do Gonzaga, Campo Grande e Vila Belmiro, um caminho e tanto!
Aí, fiquei pensando: como é que esses canais foram construídos? Pesquisei mais um pouco e achei o nome de Francisco Saturnino Rodrigues de Brito. O cara era um engenheiro sanitarista, considerado o “pai” dessa área no Brasil. Foi ele quem teve a ideia de fazer os canais, olha que responsa!
- Fui até lá, no Canal 2, para dar uma olhada de perto.
- Andei pelas margens, observei a galera passando, os turistas tirando foto.
- Percebi que, apesar de toda a história, o Canal 2, assim como o Canal 1 e outros, também enfrenta uns perrengues, tipo o trânsito pesado em algumas ruas, como a Carlos Gomes.
Depois, dei um pulo no Canal 4. Esse aí foi inaugurado em 1923, junto com o Canal 3. Dizem que a obra foi revolucionária para a época. Fiquei imaginando como foi o trampo naquela época, sem as tecnologias que temos hoje. Deve ter sido dureza!
Resumindo a ópera
Visitar os canais de Santos foi como mergulhar na história da cidade. Vi de perto como esses canais são importantes, não só para o escoamento das águas, mas também para a identidade do lugar. Entendi que, por trás de cada canal, tem muita história, muita gente envolvida e, claro, muitos desafios a serem superados. Valeu a pena demais!