Fala, galera! Hoje eu quero trocar uma ideia com vocês sobre um negócio que eu descobri outro dia e que me deixou com a pulga atrás da orelha: o tal do metagaming. Pra ser sincero, eu nunca tinha ouvido falar nisso, mas depois que eu entendi o que era, percebi que já tinha visto acontecer várias vezes.

Então, como eu sou curioso, resolvi pesquisar sobre o assunto. Fui atrás de informações, li uns artigos, assisti a uns vídeos, e comecei a entender melhor o que é esse tal de metagaming. Basicamente, é quando você usa informações que o seu personagem não teria como saber dentro do jogo pra tomar decisões. Tipo, você tá jogando um RPG de mesa e, sei lá, você leu o livro do mestre e sabe onde tá o tesouro escondido. Aí você vai lá e pega o tesouro, mesmo que o seu personagem não tenha nenhuma pista de onde ele estaria. Isso é metagaming.
Depois de entender o conceito, comecei a reparar em como isso acontece em vários lugares. Em jogos online, por exemplo, é muito comum. O cara vê uma live de um streamer famoso e aí sabe exatamente o que o outro time vai fazer, onde eles vão estar, quais estratégias vão usar. Aí ele usa isso pra ganhar vantagem. Isso, pra mim, tira toda a graça do jogo.
- Percebi que em jogos de estratégia isso é ainda pior. O cara estuda o meta, vê quais são as unidades mais fortes, as melhores builds, e aí só joga com aquilo. Ele nem tenta descobrir as coisas por conta própria, nem se diverte explorando as possibilidades do jogo. Ele só quer ganhar, e pra isso usa informações que ele pegou fora do jogo.
- Comecei a pensar em como isso afeta a experiência do jogo. Será que é justo? Será que é divertido? Pra mim, não é. Eu acho que o legal do jogo é a descoberta, é a surpresa, é você ir aprendendo e melhorando com o tempo. Quando você usa metagaming, você tira tudo isso.
- Depois de muito refletir, decidi que eu não quero jogar assim. Eu quero ter a experiência completa do jogo, com todos os desafios e surpresas. Eu quero descobrir as coisas por mim mesmo, e não ficar dependendo de informações externas.
Enfim, essa foi a minha saga pra entender o que é metagaming. Espero que tenha ajudado vocês a entenderem também. E aí, o que vocês acham disso tudo? Já tinham ouvido falar em metagaming? Contem aí nos comentários!