O guia definitivo de como entrar na UFC: tudo que você precisa saber!

Fala, galera! Beleza? Hoje eu vim compartilhar com vocês uma saga que tem sido a minha vida nos últimos meses: a jornada para tentar entrar na UFC. Isso mesmo, a Universidade Federal do Ceará! Sei que muitos de vocês estão na mesma batalha, então resolvi contar como tem sido minha experiência, o que eu fiz, e o que eu acho que tá dando certo (ou não).

O guia definitivo de como entrar na UFC: tudo que você precisa saber!

Primeiro Passo: O ENEM

Primeiro de tudo, eu sabia que precisava mandar bem no ENEM. Não tem jeito, é a porta de entrada. Então, o ano passado inteiro foi dedicado a isso. Eu me matriculei em um cursinho, daqueles bem puxados, sabe? Aulas de manhã, de tarde, e às vezes até de noite. Foi cansativo? Demais! Mas eu sabia que era necessário. Eu foquei principalmente nas matérias que tinham mais peso para o curso que eu queria, que é Medicina. Muita biologia, química e matemática. E redação, claro, que vale uma nota preta!

Segundo Passo: O SISU

Depois do ENEM, veio a maratona do SISU. Gente, que sufoco! Eu fiquei noites em claro acompanhando as notas de corte, que mudavam toda hora. Era uma ansiedade que não acabava mais. Eu me inscrevi na primeira chamada, mas não passei de cara. Fiquei na lista de espera, naquela angústia, sem saber se ia rolar ou não. Foram dias atualizando o site sem parar, conversando com outros candidatos no Twitter, uma loucura! Mas eu fiz, esperei, esperei.

Terceiro Passo: Inscrição na UFC

  • Primeiro passo: Eu fiz o enem em 2023, pois quero entrar em 2024.
  • Segundo passo: Assinei o SISU no primeiro semestre.
  • Terceiro passo: Fiz minha inscrição no site da UFC entre 30 de outubro e 13 de novembro de 2024.

Quarto Passo: A Espera e a Convocação

Depois de toda essa correria, finalmente saiu a lista dos convocados da lista de espera. E, para minha alegria, meu nome estava lá! Cara, eu nem acreditei. Gritei, pulei, liguei para todo mundo. Foi uma felicidade sem tamanho! Agora, eu estou naquela fase de juntar a documentação, fazer matrícula, essas coisas burocráticas. Mas, sinceramente, depois de tudo que eu passei, isso é fichinha.

Quinto Passo: Avaliação Final

Eu fiz a prova e consegui uma nota de 6,0. Não é o ideal, mas fiquei acima de 4,0 e agora tenho o direito de fazer a avaliação final. Estou me preparando para ela e espero conseguir uma boa nota para que, somada à média das APs, eu consiga uma média igual ou superior a 5.

Dicas para quem está tentando

Olha, se eu pudesse dar algumas dicas para quem está nessa luta, seriam essas:

O guia definitivo de como entrar na UFC: tudo que você precisa saber!
  • Estudem muito para o ENEM: Parece óbvio, mas é a base de tudo. Façam cursinho, estudem em casa, resolvam provas antigas, o que for preciso.
  • Não desistam no SISU: É tenso, é estressante, mas não desistam. Acompanhem as notas de corte, mudem as opções se necessário, e fiquem de olho na lista de espera.
  • Se preparem para a burocracia: Depois que o nome sai na lista, tem uma correria para juntar documentos e fazer matrícula. Já deixem tudo meio que encaminhado para não perder tempo.
  • Mantenham a calma (se possível): Eu sei que é difícil, mas a ansiedade só atrapalha. Tentem manter a calma e o foco, que uma hora a recompensa vem.

É isso, pessoal! Essa foi a minha saga para entrar na UFC. Ainda não acabou, tem a matrícula e as aulas que estão por vir, mas o pior já passou. Espero que minha experiência ajude vocês de alguma forma. E, se tiverem alguma dúvida, deixem aí nos comentários que eu tento responder. Boa sorte para todos nós!

Artigos relacionados

Comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos mais recentes