Fala, galera! Beleza? Hoje eu tô aqui pra contar pra vocês como eu fiz um placar de vôlei do zero, sem gastar muito e usando umas coisas que eu já tinha em casa. Bora lá!

Primeiro, eu pensei: “Preciso de um jeito de mostrar os pontos pros times”. Aí, lembrei que eu tinha umas placas de vídeo velhas guardadas lá no fundo do armário. Elas tavam lá, só juntando poeira, coitadas. Então, peguei duas delas que tavam mais ou menos do mesmo tamanho e já pensei em usar elas como base pro meu placar.
Depois, eu precisava de algo pra mostrar os números, né? Fiquei caçando umas ofertas na internet, mas tava tudo meio caro. Daí, me veio a ideia de usar uns LEDs que eu tinha sobrando de um outro projeto. Esses LEDs eram daqueles que mudam de cor, sabe? Perfeito! Um time ia ser uma cor e o outro time ia ser outra cor.
Com as placas de vídeo e os LEDs em mãos, comecei a montar a geringonça. Primeiro, tirei todos os componentes das placas, deixando só o “esqueleto” delas. Depois, colei os LEDs em volta das placas, formando os números de 0 a 9. Fiz isso pras duas placas, uma pra cada time.
- Peguei duas placas de vídeo velhas
- Retirei os componentes das placas
- Colei LEDs em volta das placas, formando números
- Usei LEDs de cores diferentes para cada time
Pra controlar os LEDs, eu usei um microcontrolador que eu também já tinha aqui. Esse carinha é tipo o cérebro do placar, ele que recebe os comandos e acende os LEDs certos. Eu programei ele pra aumentar ou diminuir a pontuação de cada time, de acordo com os botões que eu ia apertar.
Falando em botões, eu improvisei uns botões com uns pedaços de fio e uns clipes de papel. Pode parecer meio tosco, mas funcionou que é uma beleza! Cada botão tinha uma função: aumentar ponto, diminuir ponto, resetar o placar, essas coisas.

Pra finalizar, eu coloquei tudo dentro de uma caixa de sapato velha que eu achei lá em casa. Fiz uns furos na caixa pros fios passarem e pronto! Tá aí o meu placar de vôlei, feito com peças usadas e muita criatividade.
Resultado Final
E não é que o negócio funcionou direitinho? A galera adorou o placar! Ficou bem visível, fácil de usar e, o melhor de tudo, quase de graça. Deu um trabalhinho pra fazer, mas valeu a pena. Agora, nossos jogos de vôlei tão muito mais organizados e divertidos. E eu ainda fiquei com a moral de ter feito um placar do zero! Se eu consegui, você também consegue. É só usar a imaginação e colocar a mão na massa! Abraço e até a próxima!