Jogo original é grátis?Descubra como jogar sem gastar nada!

Fala, galera! Hoje eu resolvi fuçar um pouco e tentar entender como é que faz pra criar um “jogo original”, saca? Aquele joguinho que não é cópia de nada, que tem a sua cara. Então, se liga no meu dia de trampo:

Jogo original é grátis?Descubra como jogar sem gastar nada!

Primeiro, a Ideia!

Comecei o dia pensando no que eu queria fazer. Jogo de quê? Aventura? Tiro? Puzzle? Fiquei um tempão rabiscando umas ideias num caderno, pensando em coisas que eu curto e que poderiam render um jogo legal. Pensei em zumbis, robôs, viagens no tempo… até que tive uma ideia que achei massa: um jogo de plataforma onde você controla um gato que precisa resgatar seus filhotes perdidos em uma floresta mágica!

Rabiscos e Protótipos

Depois da ideia, comecei a desenhar como seria o jogo. Desenhei o gato, os filhotes, uns inimigos esquisitos (tipo uns cogumelos raivosos!), e uns cenários da floresta. Não ficou nada profissional, mas já deu pra ter uma noção de como as coisas seriam.

Daí, peguei um programa simples de fazer jogo (não vou falar o nome pra não fazer propaganda!), e comecei a montar um protótipo. Coloquei um quadradinho pra ser o gato, uns retângulos pra ser o chão, e fui testando. A ideia era ver se a mecânica básica de pular e andar funcionava.

Programando a Bagunça

Com o protótipo funcionando, comecei a colocar a mão na massa de verdade. Fui aprendendo a usar o programa, fuçando em tutoriais na internet, e quebrando a cabeça pra fazer o gato pular, andar, e interagir com o cenário. Foi uma luta, viu? Teve hora que o gato saía voando pra fora da tela, atravessava o chão… Mas, aos poucos, fui ajeitando as coisas.

  • Fiz o gato andar pra direita e esquerda.
  • Fiz o gato pular (depois de muito custo!).
  • Coloquei uns “cogumelos” pra servirem de inimigos (eles só andam de um lado pro outro, por enquanto).
  • Desenhei uns cenários simples pra testar.

Testando, Testando, e Testando…

Depois de cada coisinha que eu fazia, eu testava. Jogava um pouquinho, via se tava legal, se tava divertido. E, claro, anotava tudo que precisava melhorar. É um processo chato, mas importante. Não adianta nada fazer um jogo que ninguém consegue jogar, né?

Jogo original é grátis?Descubra como jogar sem gastar nada!

O Resultado (Por Enquanto!)

No fim do dia, eu tinha um protótipo bem simples, mas que já dava pra brincar. O gato anda, pula, e tem uns inimigos pra desviar. Ainda falta MUITA coisa, tipo os filhotes pra resgatar, poderes especiais, mais fases… Mas, pra um dia de trabalho, eu achei que rendeu bem! O importante é que eu comecei!

E aí, curtiu? Amanhã tem mais! Vou continuar trabalhando nesse joguinho e mostrando pra vocês como tá ficando. Quem sabe um dia a gente não lança ele por aí, hein? Valeu, galera! Até a próxima!

Artigos relacionados

Comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos mais recentes