E aí, pessoal! Beleza? Hoje eu resolvi compartilhar com vocês a minha saga pra começar a correr em Rio Claro. Faz tempo que eu tava querendo me mexer mais, sair do sedentarismo, e a corrida sempre me pareceu uma boa opção. Mas, ó, vou te falar, não foi tão fácil quanto eu imaginava!

Escolhendo o Tênis e a Roupa
Primeiro, precisei investir num tênis bom. Fui numa loja aqui em Rio Claro mesmo, conversei com o vendedor, expliquei que era iniciante e tal. Ele me mostrou uns modelos com bom amortecimento, porque né, ninguém quer começar a correr e já se machucar todo. Experimentei uns três pares até achar um que ficou confortável no meu pé.
Roupa, eu já tinha umas camisetas de tecido leve, que seca rápido, e umas bermudas de academia. No começo, usei o que tinha mesmo. Depois, com o tempo, comprei umas roupas mais específicas pra corrida, mas isso foi mais pra frente.
Definindo o Local e o Horário
Aí veio a parte de escolher onde e quando correr. Eu moro perto do Lago Azul, então pensei: “Pronto, tá resolvido!”. Mas, ó, de manhã cedo, antes do trabalho, era impossível pra mim. Acordar mais cedo que o galo, não rola. Tentei ir depois do trabalho, mas chegava tão cansado que a vontade de correr ia pro espaço.
Depois de uns dias quebrando a cabeça, resolvi tentar correr no fim de semana. Acordava umas 8h, tomava um café da manhã reforçado e ia pro Lago. No começo, foi sofrido! Corria um pouquinho, andava um tempão… Mas fui persistindo.
A Saga dos Primeiros Quilômetros
- Semana 1: Consegui correr uns 15 minutos direto, intercalando com caminhada. Fiquei moído, mas feliz.
- Semana 2: Já consegui aumentar pra 20 minutos de corrida. As pernas já estavam reclamando menos.
- Semana 3: Aumentei a distância, mas o tempo de corrida contínua não mudou muito. Foco na resistência!
- Semana 4: Consegui correr 30 minutos sem parar! 🎉 Foi uma vitória!
A Recompensa (e as Dores)
Depois de um mês, já estava me sentindo bem melhor. Mais disposto, com mais energia, e até dormindo melhor. Claro que rolaram umas dores aqui e ali, principalmente na canela. Mas nada que um gelo e um descanso não resolvessem.
O legal de correr no Lago Azul é que a paisagem é bonita, tem bastante gente se exercitando, então a gente se sente mais motivado. E o melhor: é de graça! 😁
Enfim, essa foi a minha experiência começando a correr em Rio Claro. Se você tá pensando em começar também, meu conselho é: vai com calma, respeita o seu corpo e não desiste! No começo é difícil, mas depois a gente pega o jeito e fica até viciado (no bom sentido, claro!).