Fala, galera! Hoje eu resolvi fuçar numa parada que sempre me deixou curioso: a idade do Botafogo. Tipo, não a idade do clube em si, que a gente sabe que é velhinho, mas sim, como descobrir a idade de um botafoguense, tá ligado?

A Saga Começa
Primeiro, pensei: “Ah, de boa, só perguntar”. Mas aí, né, vai que a pessoa não quer falar? Ou então, vai que eu quero descobrir de um jeito mais… “high tech”?
Comecei pesquisando no Google, claro. Joguei lá “idade botafogo”, “como saber idade torcedor”, essas coisas. Achei um monte de informação sobre a história do clube, sobre os jogadores, mas nada muito útil pra minha missão.
Entrando no Mundo dos Fóruns
Aí, me joguei nos fóruns. Entrei em uns grupos de torcedores do Botafogo, e comecei a observar. Vi que a galera mais velha costumava usar umas gírias diferentes, falar de jogadores antigos, essas coisas. Pensei: “Opa, talvez por aí!”.
- Observação 1: A galera mais antiga usava muito “Glorioso” pra se referir ao time.
- Observação 2: Tinha uns caras que lembravam de jogos de 1900 e bolinha, tipo, com detalhes!
- Observação 3: Os mais novos falavam mais dos jogadores atuais, dos memes, dessas coisas.
Tentando (e Falhando) com as Redes Sociais
Depois, fui pro Facebook e Instagram. Tentei ver se achava alguma pista nos perfis dos torcedores. Mas, cara, que trampo! Tinha gente de tudo que é idade, e a maioria não deixava a data de nascimento pública. Desisti dessa ideia rapidinho.
A Iluminação (Meio Tosca)
No fim das contas, a “solução” que eu achei foi meio tosca, admito. Basicamente, eu comecei a prestar mais atenção no jeito que a galera falava do Botafogo, nas referências que usavam, e tentar chutar a idade por aí. Tipo, se o cara falava do Garrincha com saudade, é porque provavelmente viveu aquela época, né? Se falava só do TikTok do Fogão, devia ser mais novinho.

É, eu sei, não é um método científico nem nada. Mas foi o que deu pra fazer! 😅 Se alguém tiver uma ideia melhor, me conta aí!