Faustino Asprilla foi um gênio? Analisamos a carreira e o legado do craque colombiano.

Beleza, pessoal! Hoje vou contar pra vocês como foi minha saga com faustino asprilla. Sim, o craque colombiano! Não, eu não joguei com ele (queria!), mas trabalhei com dados dele.

Faustino Asprilla foi um gênio? Analisamos a carreira e o legado do craque colombiano.

Primeiro, me surgiu a ideia: “Cara, seria legal ter uns dados sobre os jogos do Asprilla”. Comecei a procurar, né? Google aqui, Google ali, e achei umas fontes meio bagunçadas, sabe? Uns sites com tabelas esquisitas, outros com textos enormes.

Aí pensei: “Calma, respira. Tem que organizar isso aqui”. Peguei uma planilha (sou fã de planilhas, confesso) e comecei a catar os dados jogo a jogo. Data, time, resultado, gols… Uma trabalheira danada!

Depois de um tempão garimpando, consegui montar uma base razoável. Mas tava tudo meio “cru”, sem muito sentido. Foi aí que eu tive a ideia de usar umas ferramentas de visualização de dados.

  • Primeiro: Joguei tudo num software de análise que conheço bem.
  • Segundo: Comecei a criar uns gráficos, uns dashboards…
  • Terceiro: Descobri umas coisas bem legais! Tipo, em quais times ele fez mais gols, qual era o “pico” dele na carreira, essas coisas.

E aí, pra finalizar, resolvi compartilhar essa “brincadeira” com uns amigos que também curtem futebol. Mostrei os gráficos, contei as curiosidades… A galera pirou!

No fim das contas, o que era só uma curiosidade virou um projeto bem divertido. Deu trabalho? Deu. Mas valeu a pena demais! Ver os dados ganhando forma, contando uma história… Isso que me motiva.

Faustino Asprilla foi um gênio? Analisamos a carreira e o legado do craque colombiano.

Resumindo:

Comecei com uma busca simples na internet, me frustrei com a bagunça dos dados, organizei tudo numa planilha, usei ferramentas de visualização e, por fim, compartilhei com a galera. E o melhor de tudo: aprendi um monte sobre o Asprilla no processo!

E vocês, já fizeram alguma coisa parecida? Compartilhem aí nos comentários!

Artigos relacionados

Comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos mais recentes