Fala galera, beleza? Hoje eu resolvi me aventurar em um desafio diferente: desenhar a Bola de Ouro. Sempre fui mais de rabiscar uns personagens de anime e tal, mas como sou fascinado por futebol, pensei: “Por que não?”. Vou compartilhar com vocês todo o meu processo, desde o desespero inicial até o resultado final, que, modéstia à parte, ficou bem legal!

Preparando o Terreno
Primeiro, separei meus materiais. Lápis de várias graduações (2B, 4B, 6B), borracha, esfuminho (pra dar aquele efeito sombreado) e, claro, uma folha de papel decente. Não peguei sulfite normal, não. Fui numa papelaria e comprei um papel mais grossinho, próprio pra desenho.
O Esboço
Comecei fazendo um círculo. Parece fácil, né? Mas ó, quebrei a cabeça pra deixar ele redondinho. Usei um compasso, mas confesso que no começo ficou parecendo mais um ovo amassado do que uma bola. Depois de umas boas tentativas (e várias borradas), consegui um círculo mais ou menos aceitável.
Os Detalhes Dourados
Aí veio a parte divertida (e tensa): desenhar os gomos da bola. Fui pesquisar umas imagens da Bola de Ouro no Google pra ter uma referência, porque de cabeça eu não ia lembrar de jeito nenhum. Com o lápis mais fininho (2B), fui traçando os contornos dos gomos, com bastante calma pra não errar.
- Fiz os hexágonos e pentágonos, prestando atenção nos detalhes.
- Tentei ao máximo seguir o desenho original, adaptando um pouco, claro. Afinal, não sou nenhum profissional!
Sombras e Brilhos
Depois de desenhar os gomos, comecei a sombrear. Usei o lápis 4B e o 6B pra dar profundidade, escurecendo as áreas que ficam mais “pra dentro” da bola. E pra dar aquele efeito brilhante, usei a borracha pra “apagar” algumas partes, criando pontos de luz. Usei o esfuminho para espalhar melhor os tons de sombra.
O Gran Finale
Depois de horas (sim, horas!) me dedicando, finalmente terminei! Olhei pro desenho e pensei: “Caramba, até que ficou bom!”. Não ficou perfeito, claro, mas pra quem nunca tinha desenhado uma Bola de Ouro antes, eu fiquei orgulhoso do resultado.
E é isso, pessoal! Essa foi a minha aventura desenhando a Bola de Ouro. Se você curte desenhar, recomendo tentar também. É um desafio legal e o resultado é bem gratificante. E se você não curte, quem sabe não se anima depois dessa? Até a próxima!