Fala galera, beleza? Hoje eu vou compartilhar com vocês uma pesquisa que eu fiz, e que achei bem interessante, sobre o preço de um carro de Fórmula 1. Eu sempre fui apaixonado por automobilismo, e esses dias me bateu a curiosidade de saber quanto custa uma belezinha dessas.

Primeiro, eu fui dar uma olhada geral na internet, só pra ter uma ideia, sabe? Vi que os custos são astronômicos, realmente uma coisa de outro mundo. Os números que eu encontrei falavam em algo em torno de 145 milhões de dólares, algo como 838 milhões de reais. Isso só pra correr em 2022, é mole?
Depois, quis saber o custo para construir um carro do zero. Aí a coisa ficou ainda mais assustadora. Descobri que pode passar dos 14 milhões de dólares, o que dá mais ou menos uns 80,9 milhões de reais. É muito dinheiro, né?
Aí eu lembrei do icônico carro do Senna, o NSX, que tava à venda por 500 mil libras, algo em torno de 3,7 milhões de reais. Comparado com os números dos carros atuais de F1, até que parece um valor “baixo”, né?
Eu fiquei pensando em como a F1 movimenta valores bilionários, igual as ligas americanas como NFL, NBA, MLB e NHL. E fiquei curioso pra saber quais são as equipes mais valiosas. Descobri que a Ferrari tá no topo, valendo cerca de 4,78 bilhões de dólares, seguida pela Mercedes com 3,94 bilhões e a Red Bull com 3,5 bilhões. É muita grana, meu!
E, pra finalizar, encontrei um carro antigo da Ferrari, o F1-2000, que o Schumacher usou em 2000. Esse carro foi leiloado por 9,5 milhões de dólares, cerca de 46 milhões de reais. Imagina só ter uma relíquia dessas na garagem?

Além disso, achei umas calculadoras de depreciação de carros online. É uma ferramenta legal pra você ter uma ideia de quanto seu carro vale depois de usado. Sabe aquela história de que o carro já perde valor assim que sai da concessionária? Então, é mais ou menos isso.
Eu testei algumas calculadoras e descobri que elas usam uma fórmula que leva em consideração o valor inicial do carro, o valor atual e o número de anos de uso. Achei bem útil pra quem tá pensando em comprar ou vender um carro.
Por exemplo, a fórmula é mais ou menos assim: D = [(IV – CV) / N] / IV 100. Onde “D” é a depreciação, “IV” é o valor inicial, “CV” é o valor atual e “N” é o número de anos. Fiz uns testes e deu pra ter uma noção boa de como funciona.
E, claro, tem vários fatores que influenciam na valorização ou desvalorização de um carro, né? Isso eu aprendi lendo uns artigos por aí. Condição do carro, quilometragem, essas coisas todas contam.
Pra fechar, encontrei uma informação interessante sobre o custo médio de ter um carro em Portugal. Parece que é cerca de 3908 euros por ano, o que dá mais ou menos 1,5 meses de salário. É um gasto considerável, né?

Enfim, pessoal, essa foi a minha pesquisa sobre os preços dos carros de Fórmula 1 e um pouco sobre depreciação de carros. Espero que tenham curtido! Se tiverem alguma dúvida, é só falar. Valeu!