Olá, pessoal! Hoje vou compartilhar com vocês minha experiência de como vendi meu cabelo. Sim, isso mesmo! Decidi cortar minhas longas madeixas e, em vez de simplesmente jogá-las fora, resolvi ganhar um dinheirinho extra. 😉

Preparando o Terreno
Primeiro, pesquisei bastante. Não queria simplesmente cortar e pronto. Queria ter certeza de que faria tudo da maneira certa para conseguir o melhor valor possível. Descobri que existem alguns requisitos básicos:
- Comprimento mínimo: A maioria dos lugares que compram cabelo exigem um comprimento mínimo, geralmente em torno de 25-30 centímetros.
- Cabelo virgem: Cabelo natural, sem tinturas, químicas ou processos como alisamento, costuma valer mais.
- Cuidado com o cabelo: Quanto mais saudável e bem cuidado for o cabelo, melhor!
A saga dos Cuidados
Meu cabelo já era comprido, mas não era virgem. Tinha algumas luzes antigas. Então, comecei uma rotina intensa de cuidados. Usei máscaras de hidratação, óleos nutritivos, evitei secador e chapinha… tudo para deixar os fios o mais saudáveis possível. Demorou um pouco, mas as luzes foram crescendo e cortei as pontinhas aos poucos.
O Grande Dia: O Corte!
Depois de meses de dedicação (e paciência!), finalmente chegou a hora de cortar. Procurei um salão de confiança, expliquei que queria vender o cabelo e pedi para fazerem um corte que preservasse o máximo de comprimento. Eles amarraram meu cabelo em um rabo de cavalo bem firme e fizeram um corte reto logo acima do elástico. Foi emocionante ver aquele “rabo” enorme separado da minha cabeça! 😅
Empacotando e Enviando (ou não)
Com o cabelo cortado, embalei com cuidado. Li que o ideal é colocar em um saquinho plástico bem fechado e depois em um envelope acolchoado, para proteger os fios. Algumas pessoas vendem online, mas eu preferi vender pessoalmente.
A Negociação $$
Pesquisei salões e lojas especializadas em perucas na minha cidade. Entrei em contato, expliquei sobre meu cabelo (comprimento, se era virgem, etc.) e perguntei se tinham interesse em comprar. Alguns não demonstraram muito interesse, mas outros sim! Marquei visitas, mostrei meu “tesouro” e negociei o preço. Acabei fechando negócio com um salão que me ofereceu um valor justo. Foi uma sensação ótima sair de lá com o dinheiro na mão e um novo visual!

Conclusão: Valeu a Pena?
Com certeza! Deu um trabalhinho extra cuidar do cabelo e pesquisar, mas consegui um bom dinheiro com algo que iria para o lixo. E ainda fiquei com um corte moderno! Se você está pensando em cortar o cabelo, recomendo considerar a venda. É uma forma de desapegar, renovar o visual e ainda ganhar uma graninha. 😉