Hoje eu quero compartilhar com vocês uma saga que foi ir até Franco da Rocha. Eu moro em São Paulo, e Franco da Rocha é um município aqui do estado, na região metropolitana. Não é tão longe, uns 40 km do centro, mas eu nunca tinha ido pra lá. Então, resolvi que era hora de conhecer.

Primeiro, decidi que ia de carro, que é o jeito mais comum de chegar lá. Peguei o meu possante e coloquei no GPS. O caminho era tranquilo, a maior parte por rodovias. Dirigi por cerca de uma hora, curtindo a paisagem e ouvindo uma música. Chegando lá, estacionei o carro perto da estação de trem, que é bem central.
Explorando a Cidade
- Comecei a minha exploração pela estação de Franco da Rocha. É uma estação da Linha 7–Rubi da CPTM, bem movimentada. Fiquei observando o vai e vem dos trens, imaginando as histórias das pessoas que passavam por ali.
- Depois, dei uma volta pelo centro da cidade. Vi umas lojinhas, umas praças, e senti aquele clima típico de cidade do interior, sabe? Bem diferente da correria de São Paulo.
- Perguntei pra um morador onde eu poderia almoçar e ele me indicou um restaurante simples, mas com uma comida caseira deliciosa. Comi um prato feito que me deixou de barriga cheia e feliz.
Depois do almoço, resolvi conhecer um pouco mais da história de Franco da Rocha. Descobri que a cidade tem um passado ligado à saúde mental, com um grande hospital psiquiátrico que funcionou por muitos anos. Hoje em dia, esse hospital está desativado, mas ainda é um marco na história da cidade.
Voltando para Casa
Depois de andar bastante e conhecer um pouco de Franco da Rocha, decidi que era hora de voltar pra casa. Peguei o carro e fiz o caminho de volta, dessa vez com o coração cheio de novas experiências. Foi um dia bem legal, e eu recomendo a visita pra quem quiser conhecer um lugar diferente perto de São Paulo. É um bate e volta tranquilo, e dá pra conhecer bastante coisa em um dia só.
E foi assim que eu cheguei em Franco da Rocha e vivi um dia diferente e gratificante. Espero que tenham gostado do meu relato!