Fala, pessoal! Hoje eu vou contar pra vocês como eu fiz pra montar a tabela da Superliga Masculina de Vôlei. Eu sou um cara que adora esportes, e vôlei é uma das minhas paixões. Sempre acompanho os jogos e fico de olho nos resultados. Aí, pensei: “Por que não fazer eu mesmo a tabela, do meu jeito?”
Primeiro, eu peguei meu caderninho e minha caneta e comecei a anotar todos os times que estão participando da Superliga esse ano. São um monte, viu? Tem time de tudo que é canto do Brasil. Anotei tudo bonitinho, pra não esquecer de ninguém.
- Fui atrás dos resultados dos jogos.
- Comecei a preencher minha tabela, colocando vitórias, derrotas, sets vencidos, sets perdidos…
- Fiz isso pra todos os jogos que já rolaram até agora.
Aí veio a parte mais chatinha: calcular os pontos de cada time. Cada vitória vale uns pontos, e dependendo de como foi o jogo, se ganhou de 3×0 ou se foi um jogo mais apertado, vale mais ou menos pontos. Eu confesso que me embananei um pouco nessa parte, mas com um pouco de paciência, eu consegui fazer as contas certinhas.
Organizando tudo
Depois que eu tinha todos os pontos calculados, eu organizei os times na tabela, do que tem mais pontos até o que tem menos. Foi legal ver como a tabela ia se formando, com os times mudando de posição conforme os resultados dos jogos.
Agora, toda vez que tem jogo novo, eu atualizo minha tabela. É trabalhoso? Um pouquinho, sim. Mas é muito legal ver a tabela completinha e atualizada, feita por mim mesmo. E o melhor de tudo é que eu aprendi um monte sobre como funciona a pontuação da Superliga. Quem diria que uma simples tabela de vôlei ia me ensinar tanta coisa, né?
E é isso, pessoal! Essa foi a minha saga pra montar a tabela da Superliga Masculina. Espero que vocês tenham curtido. Se alguém aí também curte vôlei e quiser trocar uma ideia sobre os jogos, é só me chamar!
