Fala, galera! Beleza? Hoje vim compartilhar com vocês uma resenha maneira sobre minha experiência com o Cartola, focando no Fluminense. Sabe como é, né? A gente que é tricolor tem que ficar de olho no time, ainda mais quando envolve pontuação no Cartola FC.
Então, esses dias tava rolando a 30ª rodada do Brasileirão, e o Fluzão ia enfrentar o Flamengo no Maraca. Clássico é clássico, né? E o meu tricolor, mesmo suando, conseguiu uma vitória de 2 a 0. Fiquei animadão, porque além de ganhar do rival, isso significava que meus jogadores do Flu iam bombar no Cartola. Tava eu lá, montando meu time e pensando nas estratégias. Naquele momento, o Fluminense tava na 15ª posição, com 37 pontos, mesma pontuação do Juventude. Eu, como bom entendedor de futebol, já sabia que uma vitória no clássico poderia fazer a gente subir na tabela.
Comecei a dar uma olhada nas pontuações dos jogadores de defesa, que é onde eu costumo focar. Eu sempre escolho bem o goleiro, os laterais e os zagueiros, porque no Cartola esses caras podem fazer a diferença. Aí fui pesquisar e vi que o Fluminense, se vencesse, tinha chance de ir para a 15ª colocação. Pensei: “É agora que eu mitigo!”.
Minha escalação:
- Goleiro: Fábio, porque o cara é um monstro e sempre fecha o gol.
- Laterais: Samuel Xavier e Marcelo, porque além de defenderem bem, esses caras apoiam o ataque que é uma beleza.
- Zagueiros: Nino e Marlon, uma dupla de respeito, não passa nada.
Fiquei de olho também no pessoal que tava liderando o ranking de pontos do returno do Cartola. Vi que o Botafogo tava com uma média superior a 70 pontos nas últimas 14 rodadas. Pô, os caras tão voando! Mas o meu foco era o Fluzão. Eu tava confiante, principalmente depois de ver que o Fluminense tava em segundo lugar no Grupo D da Libertadores, com 8 pontos. Isso mostra que o time tá com moral e jogando bem.
Aí, comecei a fazer umas contas, né? Dei uma olhada no departamento de matemática da UFMG, que sempre solta umas estatísticas sobre as chances de rebaixamento. Vi que com 39 pontos a chance de cair é de 100%, e com 40 pontos é de 99%. Fiquei aliviado, porque o Fluminense já tava com 48 pontos, então a gente tava mais perto da Libertadores do que do Z4. Ufa!

O Jogo e a Pontuação
Cara, e não é que o Fluminense ganhou mesmo? 2 a 0 em cima do Flamengo! Meus jogadores foram muito bem. O Fábio fechou o gol, a zaga não deixou passar nada e os laterais apoiaram bastante. No final das contas, meu time no Cartola fez uma pontuação bem boa, fiquei satisfeitão.
E pra quem não sabe, a pontuação do Cartola é baseada nas ações dos jogadores em campo, os chamados scouts. Tem várias categorias, como Ligas Clássicas, Ligas Mata-Mata, Ligas de Pontos Corridos e Desafios de Duplas. Eu curto participar de todas, pra testar minhas habilidades de técnico virtual. E olha que eu mando bem, viu?
Consegui usar a novidade da escalação antes do primeiro jogo, nossa isso foi uma mão na roda.
Antigamente, eu ficava desesperado esperando sair a escalação dos times para poder montar o meu, era uma agonia só. Esse recurso novo é muito bom, valeu demais para todos nós.

Resumindo, foi uma rodada emocionante, com o Fluzão ganhando do Flamengo e eu mitando no Cartola. E que venham as próximas rodadas, porque a gente tá na briga e eu tô confiante que o Fluminense vai longe! E vocês, como foram no Cartola? Compartilha aí nos comentários! Valeu, galera! Tamo junto!