Olá pessoal! Hoje eu vim compartilhar com vocês uma saga que foi descobrir o tamanho oficial de uma bola de basquete. Parece simples, né? Mas me deu uma dor de cabeça… Vou contar tudinho!

A Busca pela Bola Perfeita
Tudo começou quando decidi voltar a jogar basquete depois de anos parado. Fui todo animado comprar uma bola nova, mas aí me deparei com um monte de tamanhos diferentes. Fiquei perdido! Qual era o tamanho certo? Como eu ia saber?
Comecei a minha pesquisa, claro. Primeiro, dei uma olhada nas lojas de esporte. Vi bolas de tudo quanto é tamanho, umas menores, outras maiores… Cada vendedor me falava uma coisa diferente, fiquei mais confuso ainda!
A Saga da Internet
Resolvi apelar para a internet, né? Achei um monte de informação desencontrada. Uns sites falavam uma coisa, outros falavam outra… Eita confusão! Tinha até tabela com uns números estranhos, tipo “tamanho 7”, “tamanho 6″… Que loucura!
- Entrei em fóruns de basquete…
- Assisti a vídeos no YouTube…
- Li blogs e mais blogs…
Parecia que cada pessoa tinha uma opinião diferente! Quase desisti, gente. Achei que nunca ia descobrir o bendito tamanho oficial.
A Luz no Fim do Túnel
Mas aí, continuei firme na pesquisa. Fuçando mais um pouco, achei um site da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Aí sim! Lá tinha tudo explicadinho, tim-tim por tim-tim.

Descobri que, para jogos oficiais masculinos, o tamanho da bola é o “tamanho 7”. Ufa! Finalmente!
Mas vi que esse tamanho é recomendado para homens, com 12 anos ou mais, e para jogos femininos, o tamanho recomendado já é outro.
Missão Cumprida!
Com essa informação valiosa, voltei na loja de esportes, todo confiante. Já cheguei falando pro vendedor: “Quero uma bola de basquete tamanho 7, por favor!”.
Pronto! Agora sim, com a bola certa em mãos, posso voltar a treinar e me divertir. E vocês, já passaram por alguma saga parecida? Me contem nos comentários!