Beleza, pessoal! Hoje vou contar pra vocês como fiz pra calcular as benditas calorias da jaca. Sim, da jaca! Parece bobeira, mas me rendeu umas boas horas de pesquisa e umas boas risadas também.

Tudo começou quando eu tava tentando dar uma maneirada na alimentação, né? Aquela coisa de “vida saudável” que a gente sempre tenta, mas nunca consegue manter por muito tempo. Daí, um amigo meu, vegano roxo, me falou da jaca como substituto da carne em alguns pratos. Fiquei curioso, porque já tinha ouvido falar, mas nunca tinha botado fé.
- Primeiro passo: A pesquisa! Fui pro Google pesquisar “jaca caloria”. Apareceu um monte de coisa, mas nada muito claro. Tinha site falando uma coisa, site falando outra… Uma confusão!
- Segundo passo: Descobrir os tipos de jaca. Aí que começou a novela! Descobri que tem jaca mole, jaca dura, jaca manteiga… E cada uma tem uma quantidade diferente de caloria! Quase desisti nessa hora.
- Terceiro passo: A jaca que eu comprei. Fui no sacolão e perguntei pro cara qual era a jaca que ele tinha. Ele olhou pra mim com uma cara de “tá me zoando?” e disse: “É jaca, ué!”. Insisti e ele, sei lá como, descobriu que era jaca mole. Já era alguma coisa!
Com a jaca mole em mãos (literalmente, porque é pesada pra caramba!), voltei pra internet. Achei uma tabela nutricional que me pareceu mais confiável, de um site de nutrição. Lá dizia que 100g de jaca mole tem, em média, umas 95 calorias. Opa, agora estamos falando a mesma língua!
Aí veio a parte mais chata: pesar a jaca. Descascar aquilo dá um trabalho danado! Gruda tudo, meleca a faca… Mas, enfim, consegui tirar a polpa e pesei tudo. Deu uns 500g. Fazendo a conta, 500g de jaca mole tem umas 475 calorias. Ufa!
Depois disso, preparei um “carne” de jaca desfiada, coloquei no pão com umas verdurinhas e mandei pra dentro. Ficou bom, viu? E o melhor de tudo: eu sabia exatamente quantas calorias estava comendo! Me senti o mestre cuca da nutrição.
Claro que isso não é uma ciência exata, né? Mas pelo menos me deu uma ideia melhor do que eu estava consumindo. E serviu pra mostrar que até uma coisa simples como comer jaca pode virar uma aventura.

E vocês, já se aventuraram no mundo das calorias da jaca? Compartilhem suas experiências aqui nos comentários!