Fala galera, beleza? Hoje eu resolvi me aventurar no mundo do judô, e, claro, como bom curioso que sou, fui logo pesquisando os nomes dos golpes. Vou compartilhar com vocês a minha saga, que foi mais ou menos assim:

Primeira Tentativa: Google Imagens
Comecei pelo óbvio: joguei “golpes de judô” no Google Imagens. Apareceu um monte de foto e infográfico, mas a maioria em inglês ou japonês. Até achei uns nomes, tipo “O-goshi” e “Ippon-seoi-nage”, mas queria algo mais mastigado, em português mesmo.
Segunda Tentativa: YouTube
Fui pro YouTube, porque lá sempre tem uns vídeos explicativos. Digitei a mesma coisa e achei uns canais de uns caras ensinando os golpes, mas eles falavam muito rápido e usavam uns termos que eu não entendia. Fiquei meio perdido, confesso.
Terceira Tentativa: Sites Especializados
Aí pensei: “Vou procurar uns sites de judô”. Encontrei alguns, mas a maioria era de federação ou clube, com um monte de notícia e informação que não me interessava no momento. Queria uma lista simples, sabe?
Quarta Tentativa (e a que deu certo!): Wikilivros
Já estava quase desistindo quando resolvi dar uma olhada no Wikilivros. E não é que achei um negócio chamado “Glossário de Judô”? Lá tinha uma lista ENORME de golpes, com os nomes em japonês e a tradução! Bingo!
Dei uma boa olhada na lista e separei alguns que achei mais interessantes, tipo:

- De Ashi Harai: Tipo uma rasteira, varrendo o pé do oponente.
- Hiza Guruma: Uma travada na altura do joelho.
- O Goshi: Um golpe de quadril bem clássico.
- Tai Otoshi: O cara joga o corpo todo pra derrubar o outro.
Claro que não decorei tudo, nem aprendi a fazer os golpes (ainda!), mas já deu pra ter uma ideia de como funciona. E o mais legal é que agora tenho um lugar pra consultar quando quiser saber mais.
Agora vou procurar videoaulas que ensinem a execução dos golpes!
E é isso, pessoal! Se vocês tiverem alguma dica de onde aprender mais sobre judô, deixem aí nos comentários! Valeu!