Prognóstico para Alcaraz no saibro: ele vai dominar a temporada?

Fala galera, beleza? Hoje eu tô aqui pra compartilhar com vocês uma saga que eu vivi tentando fazer um prognóstico para o Alcaraz em partidas de saibro. O cara é um monstro, todo mundo sabe, mas eu queria ver se conseguia prever mais ou menos como ele ia se sair baseado em alguns dados. Então, bora lá que eu vou contar como foi essa jornada.

Prognóstico para Alcaraz no saibro: ele vai dominar a temporada?

Primeiro, eu comecei pesquisando tudo que eu podia sobre o Alcaraz. Vi um monte de jogo dele, li várias matérias, e fui catando um monte de estatística. Depois de juntar esse mundaréu de informação, eu pensei em como eu ia organizar tudo isso. Decidi que ia separar os dados por tipo de torneio, adversário, e até o clima, porque vai que influencia, né?

Aí, com tudo separadinho, eu fui montar umas tabelas no Excel. Eu não sou nenhum expert em Excel, mas eu sei o básico. Coloquei lá as vitórias, as derrotas, os sets ganhos, os sets perdidos, enfim, tudo que eu consegui coletar. A ideia era ter uma visão geral do desempenho dele.

Depois, eu comecei a fuçar nas fórmulas do Excel. Tentei usar umas funções de média, desvio padrão, essas coisas que a gente aprende na escola e nunca acha que vai usar na vida, sabe? Mas até que foi útil. Consegui tirar umas médias interessantes, tipo a porcentagem de vitórias dele em cada tipo de piso, e a média de games por partida.

Com essas médias na mão, eu pensei: “E agora?”. Eu queria ir além, queria tentar prever o futuro, mesmo sabendo que é meio loucura. Foi aí que eu lembrei de um negócio chamado regressão linear. Eu não manjava muito, mas fui atrás de uns tutoriais na internet e comecei a quebrar a cabeça.

  • Primeiro passo: organizar os dados de um jeito que o Excel entendesse o que eu queria fazer.
  • Segundo passo: usar a ferramenta de análise de dados do Excel para fazer a tal da regressão.
  • Terceiro passo: interpretar os resultados, que foi a parte mais difícil.

Depois de muito apanhar, eu consegui gerar um modelo que, teoricamente, previa a probabilidade de vitória do Alcaraz em uma partida de saibro, com base no ranking do adversário. Claro que não é 100% preciso, mas já deu pra ter uma ideia. E olha, foi divertido pacas fazer isso tudo.

Prognóstico para Alcaraz no saibro: ele vai dominar a temporada?

Resultados

Os resultados foram bem interessantes. O modelo mostrou que o Alcaraz tem uma probabilidade bem alta de vencer contra adversários com ranking mais baixo, o que já era de se esperar. Mas também mostrou que, contra os top 10, a coisa fica mais apertada, e a margem de erro é maior. Ou seja, dá pra ter uma noção, mas não dá pra cravar nada.

Enfim, essa foi a minha aventura tentando fazer um prognóstico para o Alcaraz no saibro. Foi trabalhoso, eu quebrei a cabeça, mas no fim das contas eu aprendi um bocado e ainda consegui uns resultados legais. Espero que vocês tenham curtido essa história. E se alguém aí tiver mais por dentro dessas paradas de estatística e quiser dar uns pitacos, tamo junto! Valeu!

Artigos relacionados

Comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos mais recentes