Ah, esse dia resolvi fuçar sobre o que rolou na Austrália em 2008. Tava tomando meu café e pensando: “Caramba, ano da crise global, deve ter afetado os caras lá também né?”.

Como Comecei Minha Fuçaçao
Primeiro, abri meu notebook enferrujado e joguei no Google “Australia 2008 eventos importantes”. Apareceu um monte de notícia velha. Até a Wikipedia dei uma olhada, mas tava meio resumido demais. Lembrei que tinha um amigo australiano que viveu lá na época, então mandei um áudio no WhatsApp pra ele: “Ô Zé, 2008 aí foi loco?”.
As Sacadas Que Fui Tendo
Enquanto esperava a resposta, vi uma parada repetida: Desculpas aos indígenas. Aí fui ler os detalhes. O governo pediu perdão oficial pro povo Aborígene, algo que nunca tinha rolado antes. Meu amigo respondeu com áudio de 5 minutos dizendo: “Cara, foi gigante! Na TV passava direto, gente chorando nas ruas”.
Depois esbarrei na tal da Crise Financeira. Pensei: “Ué, mas a Austrália não quebrou?”. Fui garimpando e vi que os bancos de lá aguentaram o tranco melhor que os dos EUA. Me surpreendi quando li que o governo deu uma injeção de 10 bilhões de dólares australianos pra segurar a economia.
Outras Coisinhas Que Descobri
- Teve trocasso de primeiro-ministro: Kevin Rudd assumiu no fim de 2007, então em 2008 já tava no corre pra lidar com toda essa confusão
- A seca infernal continuava castigando o país, principalmente nas fazendas. Meu amigo até falou que o preço da carne bovina disparou
- Em Sydney rolou a Jornada Mundial da Juventude com o Papa Bento XVI, e os trens ficaram um caos total segundo as notícias da época
No Fim Das Contas…
Fechando meu notebook depois de horas fuçando, percebi que 2008 na Austrália foi tipo um ano de virada: reconciliação histórica, economia no fio da navalha e clima dando problema. O mais engraçado? Meu amigo zoou: “Tu tá revirando isso agora? Até a Kanguru da pandemia já esqueceu 2008!”. Mas pra mim, valeu cada minuto – quem diria que pedir desculpas pra um povo seria tão marcante assim.