E aí, pessoal! Hoje vou contar pra vocês uma coisa que fiz esses dias. Sabe como é, né? Às vezes bate aquela nostalgia, a gente começa a lembrar de umas coisas antigas. Eu tava aqui pensando com meus botões sobre campeonatos passados, e me veio na cabeça o Brasileirão de 2009. Que ano, hein?

Aí eu pensei: “Peraí, como é que ficou mesmo a classificação final daquele ano?”. Eu lembrava da muvuca toda, Flamengo campeão na última rodada, aquela briga insana lá em cima, mas os detalhes, a ordem certinha, já tinham se perdido um pouco na memória.
Então, resolvi fazer uma coisa simples: fui atrás dessa informação. Peguei o computador, sentei aqui na minha cadeira de guerra e comecei a fuçar. Joguei lá no buscador: classificacao brasileiro 2009. Apareceu um monte de coisa, claro. Uns sites mais novos com retrospectivas, outros mais antigos, meio quebrados até.
Precisei ter um pouco de paciência, sabe? Fui abrindo um, abrindo outro, comparando as informações. Porque na internet, às vezes, a gente acha cada coisa… Tinha site que dava uma ordem, outro dava uma ordem diferente nos times do meio da tabela. Eu queria a classificação oficial, bonitinha, do jeito que terminou.
Fui cruzando os dados, olhando pontuação, número de vitórias, saldo de gols… Aquela trabalheira básica de quem quer ter certeza. Lembrei na hora da tensão que foi aquele campeonato. O Inter liderando boa parte, depois o São Paulo, o Palmeiras também na briga… e o Flamengo vindo de trás com o Imperador e o Petkovic voando. Coisa de louco!
Relembrando a Tabela Final
Depois de um tempo ali catando milho, consegui montar a classificação final, pelo menos os primeiros colocados que brigaram mais diretamente lá em cima. Ficou assim, ó:

- 1º Flamengo: O grande campeão, com aquela arrancada espetacular no final.
- 2º Internacional: Bateu na trave, fez um campañhão também.
- 3º São Paulo: Brigou até o fim pelo que seria o hepta seguido, se não me engano.
- 4º Cruzeiro: Fez um campeonato seguro e garantiu a vaga na Libertadores.
- 5º Palmeiras: Liderou por um bom tempo, mas deu uma escorregada feia na reta final.
- 6º Avaí: Surpresa do campeonato, fez uma campanha muito boa pra quem tinha subido.
- 7º Atlético Mineiro: Com o Tardelli voando baixo, também fez bonito.
Claro que a tabela completa é maior, com os 20 times, a turma que foi pra Sul-Americana, os que caíram (lembro do Coritiba, Santo André, Náutico e Sport, que tristeza pra eles)… mas o principal, a briga lá de cima, era isso aí.
Foi legal fazer esse exercício de memória e de pesquisa. Deu pra relembrar não só os times, mas os jogos, os jogadores marcantes daquele ano. Adriano Imperador decidindo jogo atrás de jogo, Petkovic fazendo gol olímpico… Época boa!
Bom, era isso que eu queria compartilhar hoje. Uma coisa simples, mas que me trouxe boas lembranças. Às vezes, revisitar o passado assim rapidinho faz bem, né? Abraço!