Ontem decidi me inscrever no Prêmio Pierre porque um amigo falou que é bom pra divulgar projeto pequeno. Já fazia tempo que tava enrolando, mas pensei: “por que não tentar?” Então, botei a mão na massa. Vou contar tudinho como foi, passo a passo.
Comecei a ler as regras
Abrir o site do Prêmio Pierre foi o primeiro passo. Procurei nas notícias e achei uma página falando dos requisitos. Não era nada complicado, só precisava ter um projeto funcionando e uns documentos básicos, como RG e comprovante de endereço. Sentei no sofá com um café e li tudinho. Um monte de texto, mas grifei as partes importantes com caneta. De repente, vi que tinha um prazo curto pra inscrição – faltava só uma semana! Fiquei meio aflito, mas segurei a onda.
Preparei o projeto
Peguei meu caderno de ideias e escolhi o projeto que tava rodando em casa: um app simples pra ajudar vizinhos a trocar coisas sem pagar. Não é nada chique, só um esqueminha básico que fiz no computador. Precisei organizar uns arquivos, como print de telas e uma descrição curta. Aí, veio o problema: os documentos! Meu RG tava vencido, cara. Fiz a burrada de tentar usar ele assim mesmo, mas quando fui escanear, notei que a foto tá toda borrada. Tive que correr no cartório renovar. Detalhe: levou dois dias e quase perdi o prazo. Na volta, peguei uns comprovantes antigos e juntei tudinho numa pasta no PC.
Preenchi o formulário
Agora, chegou a hora de botar no site. Abri a página de inscrição e começei a encher os campos. Tinha que colocar nome, e-mail, e detalhes do projeto. Uma parte era chata: pediam uma história de como surgiu a ideia. Escrevi um textão simples, falando que foi durante a pandemia, quando fiquei sem grana. Aí, veio outro problema. Quando fui subir os arquivos, a internet caiu duas vezes! Quase joguei o laptop pela janela. Tentei de novo e deu certo. Mas olha só, errei o e-mail num lugar – coloquei .comm em vez de .com. Só percebi depois de clicar em enviar. Tive que refazer tudo. Foi uma zona.
Consegui inscrever
Na terceira tentativa, enfim deu certo. Apertando o botão de enviar, veio uma mensagem: “Inscrição recebida!” Respirei aliviado. Não foi fácil, mas agora é só esperar. E sabe o que rolou depois? No mesmo dia, tava fazendo um lanche e derrubei café em cima do teclado. Bagunça total! Mas já que o projeto tá inscrito, valeu a pena.