E aí, pessoal! Beleza? Hoje eu resolvi fuçar um pouco nesse tal de “que onda” que todo mundo fala por aí. Vou contar pra vocês como foi minha experiência, tim-tim por tim-tim.
Descobrindo o que é “Que Onda”
Primeiro, fui tentar entender o que diabos é “que onda”. Joguei no Google e vi que é uma expressão em espanhol, tipo um “qual é a boa?” ou “o que tá rolando?”. Mas também pode ser usada pra perguntar “que tipo de pessoa é essa?”. Depende do jeito que você fala, saca?
Testando na Prática
Depois de entender mais ou menos o que significava, resolvi testar. Comecei a usar em algumas conversas com meus amigos gringos:
- Mandei um “Que onda?” pra um amigo mexicano pra perguntar como ele tava. Ele respondeu de boa, contando o que tava fazendo.
- Usei num grupo com uma galera da Espanha pra saber quais eram os planos pra noite. Funcionou também!
Percebi que o negócio é mais sobre o contexto e a intenção do que qualquer outra coisa. Não tem muito segredo, é como qualquer outra gíria.
Usando com Cuidado
Mas ó, fica a dica: tem que tomar cuidado pra não usar de um jeito que pareça que você tá julgando a pessoa, tá ligado? Tipo, se você soltar um “Que onda?” com uma cara de quem não tá gostando de alguma coisa, a pessoa pode entender errado e achar que você tá criticando ela.
Então, a manha é usar de boa, num tom de voz tranquilo, pra perguntar como a pessoa tá ou o que tá acontecendo. Se for pra falar de alguém, melhor usar outras palavras pra não dar confusão.
No fim das contas, “que onda” é só mais uma expressãozinha pra gente aprender e usar por aí. Espero que tenham curtido minha experiência! Se joguem e testem também! 😉