Queria te contar como descobri a melhor época pra curtir aquela praia de Perequê em Ubatuba, porque na real foi uma baita lição aprendida na marra. Tudo começou quando uns amigos marcaram de ir em julho, pensando que ia ser vazio e barato. Chegamos lá de carro e putz que frio, até as barracas de coco estavam fechadas!

A Tentativa Errada
Resolvi pesquisar por conta depois desse fracasso. Primeiro tentei confiar nos sites turísticos, mas só falavam pra “evitar alta temporada”. Nada concreto. Daí lembrei de um conhecido que mora perto do Pereque-Açu, liguei pra ele na hora: “Ô Zé, quando que fica bom mesmo aquele Perequê?“. O maluco riu e soltou: “Fevereiro e março, rapá! Maio a agosto parece Chernobyl aqui”.
Botando no Termômetro
Decidi fazer teste prático:
- Outubro: Fui no feriado. Água até que dava pra entrar, mas o calçadão tava abarrotado. Até estacionar foi briga
- Janeiro: Voltei achando que seria perfeito. Erro crasso! Choveu 4 dias seguidos, a enseada virou sopa de lixo plástico
- Março: Peguei semana após o Carnaval. PERFEIÇÃO: água morna, pouca gente, e as barraquinhas com preço normal
Aprendizado na Pele
No dia que acertei:
- Acordei cedo e praia quase só pra mim até as 10h
- Peguei onda sem ter que desviar de criança com boia de dinossauro
- Na quarta-feira pós-Carnaval, até o preço do pastel na beira-mar tava mais honesto
A real é que os locais sabem o segredo: março e início de abril. O pessoal acha que verão é dez-jan, mas é furada total. Fim de verão é quando chove menos, o mar tá limpo depois das chuvas de janeiro, e os preços não estão nas alturas. Agora sempre marco minhas viagens pra Perequê depois do Carnaval!