Fala galera, beleza? Hoje eu resolvi me aventurar no mundo do judô, mas não no tatame, e sim na parte teórica. Sabe como é, né? A gente vê aquelas lutas, os golpes, e fica curioso pra saber os nomes. Então, decidi pesquisar e compartilhar com vocês essa minha “saga” atrás dos nomes dos golpes de judô.

A Busca Começou!
Primeiro, fui direto no Google. Joguei lá “nomes dos golpes de judô” e, nossa, apareceu um monte de coisa! Fiquei até meio perdido, confesso. Tinha uns sites com listas enormes, outros com vídeos… Muita informação!
Organizando a Bagunça
Depois de um tempo navegando, percebi que precisava organizar essa informação toda. Comecei a separar os golpes por categorias, tipo, os de braço (Te-waza), os de quadril (Koshi-waza), e os de perna (Ashi-waza). Aí sim as coisas começaram a fazer mais sentido!
Fazendo Minhas Anotações
Peguei um caderno e comecei a anotar os nomes que eu achava mais importantes, ou os que eu via com mais frequência nos vídeos. Por exemplo:
- Ippon Seoi Nage – Um dos mais clássicos, né?
- O Goshi – Esse eu já tinha ouvido falar!
- Uchi Mata – Esse parece ser bem técnico!
- Harai Goshi
De Olho nos Vídeos
Uma coisa que me ajudou muito foi assistir a vídeos de competições e tutoriais. Ver os golpes sendo executados facilitou bastante pra entender como eles funcionam e, claro, pra decorar os nomes. Fui anotando tudo, fazendo uns rabiscos pra lembrar dos movimentos… Uma bagunça organizada, eu diria!
Ainda Tem Muito o Que Aprender!
Bom, essa foi só a primeira parte da minha jornada. Sei que ainda tem MUITO golpe pra aprender, muita técnica pra entender. Mas já deu pra ter uma noção básica e matar um pouco da minha curiosidade. E o legal é que agora, quando eu assistir a uma luta de judô, já vou reconhecer alguns nomes e entender um pouco mais do que está acontecendo!

Se você tá estudando sobre isso compartilha nos comentarios para eu aprender mais, até a proxima!