E aí, pessoal! Tranquilidade? Hoje vou contar pra vocês como foi minha saga pra tirar umas fotos maneiras na Praia da Enseada em Ubatuba. Preparem-se, porque a história é boa!

Tudo começou quando eu e a patroa decidimos dar um pulinho em Ubatuba. A gente tava precisando relaxar, sabe? Aí, pesquisando umas praias bonitas, a Enseada chamou a atenção pelas fotos que a gente viu na internet. Marzão azul, areia branquinha, um visual de tirar o fôlego! A gente pensou: “É lá que vamos fazer umas fotos épicas!”.
Chegamos lá no sábado de manhã, cedinho, pra pegar a praia mais vazia. A primeira coisa que fiz foi sacar o celular pra já começar a clicar. Mas, pra minha surpresa, a luz do sol tava meio forte demais, estourando as fotos. Deu mó desânimo, confesso. Mas não desisti, né? A gente nunca pode desistir dos nossos objetivos!
Aí pensei: “Vou esperar um pouco, quem sabe o sol dá uma maneirada”. Enquanto isso, fui dar um mergulho pra refrescar, porque o calor tava de matar. Depois do mergulho, sentei na areia e fiquei observando a galera, as crianças brincando, os barcos no mar… Comecei a prestar atenção nos detalhes, nas cores, nas texturas.
Foi aí que a ficha caiu! Pra tirar umas fotos boas, não bastava só ter um lugar bonito. Precisava ter paciência, observar a luz, os ângulos, a composição. Decidi mudar minha estratégia. Parei de tentar tirar fotos “perfeitas” e comecei a buscar momentos.
Comecei a fotografar as crianças brincando na areia, os pescadores chegando com seus barcos, os casais caminhando de mãos dadas. Usei o sol forte a meu favor, criando silhuetas e sombras interessantes. Experimentei diferentes ângulos, me abaixei, me levantei, subi numa pedra… Me joguei de cabeça!

E não é que deu certo? Comecei a tirar umas fotos muito mais legais! Fotos que transmitiam a energia da praia, a alegria das pessoas, a beleza do lugar. Fotos que contavam histórias.
No final do dia, já tava todo queimado de sol, cheio de areia e com a bateria do celular quase no fim. Mas tava feliz da vida! Tinha conseguido tirar as fotos que queria, e o melhor de tudo, tinha aprendido uma lição importante: a fotografia não é só sobre técnica, é sobre paixão, observação e paciência.
E você, já teve alguma experiência parecida? Compartilha aí nos comentários! E se for pra Ubatuba, não deixe de visitar a Praia da Enseada. É um lugar mágico!
- Dica extra: Se puder, vá em dias de semana, que a praia costuma ser mais tranquila.
- Outra dica: Leve protetor solar, chapéu e água, porque o sol lá castiga!