E aí, galera! Beleza? Hoje vou compartilhar com vocês uma jornada que enfrentei um tempo atrás: descobrir a bendita ordem para assistir Pokémon. Sério, parece simples, mas quando você mergulha, vê que o negócio é mais embaixo.

Tudo começou porque eu queria rever tudo desde o começo, sabe? Aquela nostalgia bateu forte. Só que aí eu me deparei com um monte de série, temporada com nome diferente, filme que não sabia onde encaixar, episódio especial… Fiquei maluco! Pensei: “Caramba, como é que eu vou organizar isso?”. Era tanta coisa que parecia impossível não se perder.
Então, o que eu fiz? Botei a mão na massa, né? Fui pesquisar. Passei um bom tempo fuçando em fóruns, blogs de fãs, sites gringos… Vi um monte de lista diferente, cada uma falando uma coisa. Uma dizia pra ver o filme X depois do episódio Y, outra já mudava tudo. Confuso demais!
Depois de quebrar a cabeça e comparar umas trocentas opiniões, cheguei numa ordem que funcionou pra mim. Não tô dizendo que é a única certa, mas foi a que fez mais sentido e me permitiu acompanhar a evolução do Ash e do Pikachu sem sentir que tava pulando partes importantes ou tomando spoiler dos filmes.
Basicamente, eu decidi seguir a ordem de lançamento, que geralmente acompanha a cronologia da história principal. Fica mais fácil de não se perder.
Minha Organização na Prática
Comecei, claro, pela Série Original:

- Liga Índigo
- Ilhas Laranja
- Jornadas Johto
Entre uma coisa e outra, quando terminava uma saga ou temporada grande, eu procurava qual filme tinha sido lançado naquela época e assistia. Por exemplo, depois de uma parte da Liga Índigo, vi o primeiro filme. Depois de Johto, vi os filmes correspondentes àquela fase.
Aí segui para as outras gerações, sempre tentando encaixar os filmes e especiais no meio:
Advanced Generation (Hoenn): Assisti toda a saga de Hoenn e a Batalha da Fronteira. Os filmes dessa geração eu vi geralmente após concluir as temporadas principais da região.
Diamond & Pearl (Sinnoh): Uma das minhas favoritas! Fiz a mesma coisa: vi a série inteira em Sinnoh e encaixei os filmes lançados durante esse período. Geralmente assistia um filme após cada temporada ou arco importante fechado.
Black & White (Unova): Continuei o esquema. Assisti a jornada do Ash por Unova e vi os filmes relacionados. Aqui tem uns filmes que são meio “duplos”, mas vi um só e segui em frente.

XY & XY&Z (Kalos): Outra saga muito boa! Assisti tudo de Kalos e, como sempre, coloquei os filmes no meio, geralmente seguindo a data de lançamento deles em relação aos episódios.
Sun & Moon (Alola): Mudou um pouco o estilo, mas a lógica foi a mesma. Vi a série de Alola e encaixei os filmes da época. Teve um filme aqui que recontou o começo de tudo, assisti como algo à parte depois.
Journeys / Master Journeys / Ultimate Journeys: Aqui o Ash viaja pelo mundo todo. Fui assistindo aos episódios e vi os filmes ou especiais que saíram nesse meio tempo. O filme mais recente dessa leva eu vi depois de terminar a série principal.
Horizons: Essa é a nova, com protagonistas diferentes. Ainda estou acompanhando, então não tem muito segredo por enquanto.
Considerações Finais
Olha, deu trabalho organizar, mas valeu a pena. Rever (e ver pela primeira vez algumas partes) foi muito legal. Minha dica é: não se prenda tanto a encaixar milimetricamente cada filme ou especial. Seguir a ordem das séries principais e assistir aos filmes lançados naquela “era” já dá uma experiência bem completa.

Eu mesmo, confesso, devo ter errado um lugar ou outro de algum especial, mas no fim das contas, a história do Ash, suas ligas, seus amigos, tudo isso ficou bem claro na minha cabeça. É uma maratona longa, prepare a pipoca, mas é divertida demais pra quem curte Pokémon.
Enfim, essa foi a minha saga pessoal pra conseguir assistir Pokémon numa ordem que fizesse sentido. Espero que essa minha experiência ajude quem também tá perdido nesse mar de episódios! Abraço!