Estou chocada com isso: entenda toda a verdade.

Gente, vocês não vão acreditar no que eu passei hoje, sério. Eu tô aqui processando ainda, por isso o título. Cheguei pra resolver uma parada que, na minha cabeça, ia ser super simples, coisa de rotina, sabe?

Estou chocada com isso: entenda toda a verdade.

Então, sentei na minha cadeira, liguei o computador, peguei meu cafézinho, tudo normal. A tarefa era basicamente atualizar umas informações num sistema interno. Beleza, pensei, moleza. Abri o tal sistema, que já tem uma carinha de museu, mas ok, faz parte.

Comecei a procurar onde inserir os dados novos. Cliquei aqui, ali, abri uns cinco menus diferentes. Nada intuitivo, mas fui seguindo as anotações que me passaram. Aí a primeira surpresa: pra cada pedacinho de informação, eu tinha que abrir uma tela nova, preencher, salvar, fechar, e depois ir pra outra tela pra validar a primeira informação. Um verdadeiro labirinto digital!

Pensei: “Ok, é um pouco mais chato do que eu imaginava, mas vamos lá”. Continuei. Descobri que, depois de inserir tudo em umas sete ou oito telas diferentes, eu precisava exportar um relatório. Esse relatório não saía pronto, não! Ele gerava um arquivo de texto todo desconfigurado. Aí eu tinha que abrir esse texto, copiar manualmente as colunas, colar numa planilha do Excel, formatar TUDO na mão, porque as larguras vinham erradas, os números como texto, aquela beleza.

E não para por aí! Depois da planilha pronta, eu tinha que imprimir. Sim, IMPRIMIR em papel físico. Levar para o João do setor X assinar. Depois de assinado, escanear essa folha (porque o sistema não aceita upload direto, claro) e só então anexar a imagem escaneada numa outra parte do sistema, como comprovante.

Eu fiquei olhando pra tela do computador, depois pra impressora, depois pro papel, e de volta pra tela. Minha cabeça deu um nó. Eu perguntei pra colega do lado, com a maior naturalidade do mundo: “Escuta, esse processo é sempre assim ou é só hoje que tá essa saga toda?”.

Estou chocada com isso: entenda toda a verdade.

E ela, com um sorriso amarelo: “Ah, é o procedimento padrão. A gente já tá acostumado.”

GENTE! ACOSTUMADO? Eu fiquei em choque. De verdade. Em pleno século XXI, com tanta ferramenta pra automatizar, tanta coisa pra facilitar a vida, e o pessoal gastando horas num processo que poderia ser resolvido com alguns cliques se o sistema fosse um pouquinho mais moderno ou se tivesse um script básico pra ajudar.

Não tô falando de uma empresa pequena, de fundo de quintal, não. É uma estrutura considerável! E o tempo que se perde nisso? A quantidade de papel? O risco de erro humano em cada copia e cola?

Enfim, consegui terminar a tarefa. Demorei umas três horas pra algo que, num fluxo otimizado, não levaria trinta minutos. Saí de lá com a sensação de que corri uma maratona. E o pior é pensar que amanhã, se precisar atualizar de novo, vai ser a mesma novela.

Por isso eu digo: estou chocada. Chocada com a resiliência (ou seria conformismo?) das pessoas e com a inércia de alguns processos. Fica aí o desabafo e o registro dessa minha aventura de hoje. Alguém mais já passou por uma situação dessas de cair o queixo?

Estou chocada com isso: entenda toda a verdade.

Artigos relacionados

Comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos mais recentes