Então, bora compartilhar como essa fofoca da altura do Pato me pegou de surpresa. Tava de boa aqui em casa, tomando um café e fuçando uns vídeos antigos do Milan no YouTube, sabe? Meus dias de viciado em futebol voltaram com tudo. Aí aparece um compilado do Pato, aquele guri dourado que explodiu lá pros 2007, 2008.

Como Tudo Começou
Bom, eu sempre lembrava dele como um baixinho rápido que escapava dos zagueiros grandes. Falavam que ele tinha 1,70m, 1,72m, no máximo. Nunca tinha pensado duas vezes sobre isso. Mas quando vi ele ao lado de uns jogadores naqueles vídeos… algo não batia direito na minha cabeça. Ele não parecia TÃO baixinho assim perto do Thiago Silva, por exemplo.
Fiquei intrigado. Abri o Google na hora e procurei “Alexandre Pato altura atual”. Puro reflexo. Apareceram um milhão de sites esportivos, cada um com um número diferente. Uns falavam 1,78m, outros 1,80m. Desenrolo? Achei isso bizarríssimo. Como um jogador famoso assim não tinha uma altura certa conhecida?
A Pira da Procura
Mergulhei nessa busca. Fui atrás de fotos dele mais recentes, já depois daquela carreira cheia de altos e baixos. Vi ele ao lado do Willian no Corinthians em 2019. Numa dessas fotos oficiais dos grupos de elenco… mano, os dois quase se encarando olho no olho. O problema é que o Willian oficialmente tem 1,75m. Como assim?
Não satisfeito, caçei entrevistas em vídeo dele. Uma antiga, do Dubai, ele estava calçando um tênis rasteiro e conversando com uns dirigentes. Dá pra ver bem a altura dele em relação a outras pessoas em volta. Meu olho treinado de quem já mediu muito amigo de porta disse: esse maluco tem mais de 1,80m fácil.
Aí lembrei de uma entrevista dele em um podcast famoso de uns anos atrás, onde ele tava sentado. Mas depois no fim, ele se levantou e despediu… e meu amigo? Ele pareceu um poste ao lado do apresentador! Fiquei morrendo de rir na hora.

O Momento “Peraí!”
Foi então que achei uma pérola: um documento oficial da China. Pato jogou lá, certo? O time chinês, naquela época, lançou um guia oficial da liga com as fichas dos jogadores. Tinha tudo: peso, altura, número da camisa… e lá estava: Alexandre Pato: 1,84m.
Fiquei boiando. Um metro e oitenta e quatro?! Meu Deus. Como é que a gente ficou todos esses anos achando que ele era um pivete baixinho? Parecia até uma conspiração global. Aí voltei praquelas fotos e vídeos antigos do Milan… com olhos totalmente diferentes.
- O Guri Cresceu! Não era imaginação: ele tava visivelmente mais alto mesmo perto do Kaká (1,86m) do que eu lembrava.
- Cartões Oficiais Errados? Tanta fonte europeia e brasileira ainda botando 1,79m… como pode? Desatualizado ou só preguiça?
- Câmera Brincando? Talvez aquele estilo acelerado e agachado pra driblar fazia ele parecer menor no campo? Ilusão de ótica futebolística?
Minha Revelação
Cara, me senti um detetive particular que resolveu um mistério de anos. Fui atrás das fontes primárias (fotos, documentos) e ignorei esses “achismos” que se copiam há anos na internet. A conclusão foi clara pra mim: o Alexandre Pato nunca foi aquele baixinho de 1,70m que eu e meio mundo pensávamos. Ele sempre foi um cara alto, provavelmente crescendo bastante desde que chegou jovem na Europa até estabilizar ali por volta dos seus 1,84m. Acho que muita gente, como eu, só não atualizou a informação na cabeça.
Pronto, tá aí! Meu dia foi isso: intriga, pesquisa despretensiosa e uma conclusão que me surpreendeu pra cacete. O futebol me prega umas dessas até hoje. Bizarro como um fato simples pode ser tão distorcido com o tempo, né? Agora se alguém falar que o Pato era baixo, eu já solto os dados.