Hoje vou compartilhar com vocês uma experiência que tive recentemente e que me fez refletir sobre a importância de cumprir o combinado. Como muitos de vocês sabem, eu adoro compartilhar minhas experiências e aprendizados aqui no blog, e essa história é mais uma que vai para a lista.
Tudo começou quando decidi organizar um encontro com alguns amigos que não via há um bom tempo. Marcamos uma data, um horário e um local, tudo certo até então. Confirmei com cada um individualmente para garantir que todos estivessem cientes e de acordo. No dia combinado, cheguei ao local no horário marcado, animado para rever a galera.
No entanto, para minha surpresa, apenas dois dos cinco amigos apareceram. Fiquei um pouco chateado, claro, mas tentei manter o bom humor. Afinal, imprevistos acontecem, certo? Esperei mais um pouco, na esperança de que os outros estivessem apenas atrasados. Mas, infelizmente, eles não vieram.
- Mandei mensagens perguntando se estava tudo bem e se ainda viriam.
- Um deles respondeu dizendo que teve um compromisso de última hora e não poderia comparecer.
- Outro simplesmente visualizou a mensagem e não respondeu.
- O terceiro nem chegou a ver a mensagem.
No fim das contas, acabei aproveitando o encontro com os dois amigos que compareceram, mas confesso que fiquei um pouco decepcionado com a falta de consideração dos outros. Não que eles fossem obrigados a vir, mas custava avisar com antecedência que não poderiam comparecer? Isso me fez pensar sobre como é importante honrar nossa palavra e cumprir com o que combinamos.
Reflexões
Depois desse episódio, parei para refletir sobre a importância do compromisso nas nossas relações, sejam elas pessoais ou profissionais. Percebi que cumprir o combinado vai muito além de simplesmente fazer o que foi acordado. É uma questão de respeito, consideração e confiança mútua. Quando não cumprimos com nossa palavra, quebramos a confiança que as pessoas depositam em nós e criamos um ambiente de incerteza e frustração.
Por isso, decidi que, a partir de agora, vou me esforçar ainda mais para cumprir com o que combino, por menor que seja o compromisso. E, se por algum motivo eu não puder comparecer a um compromisso, farei questão de avisar com antecedência e explicar a situação. Afinal, como diz o ditado, “o combinado não sai caro”. E, mais do que isso, é a base para qualquer relacionamento saudável e duradouro.
E vocês, já passaram por alguma situação parecida? O que acham sobre a importância de cumprir o combinado? Compartilhem suas opiniões e experiências nos comentários!