Fala, galera! Hoje resolvi compartilhar com vocês uma saga que eu tive esses dias. Decidi fazer uma lista completa dos brasileiros campeões do UFC, desde o comecinho até os dias de hoje. Parece fácil, né? Mas ó, vou te contar, deu um trabalhinho!

A Ideia e o Começo
Tudo começou quando eu tava assistindo umas lutas antigas do UFC e pensei: “Pô, seria massa ter uma lista com todos os brasileiros que já botaram a mão no cinturão”. Aí já viu, né? A ideia grudou na cabeça e eu precisava fazer isso acontecer.
Primeiro, peguei meu caderninho e comecei a anotar todos os nomes que eu lembrava de cabeça. Royce Gracie, Anderson Silva, José Aldo… Os clássicos vieram fácil. Mas e depois? Aí o bicho começou a pegar.
A Pesquisa “Braba”
Abri o Google e comecei a pesquisar. Usei um monte de termos diferentes: “campeões brasileiros UFC”, “lista campeões UFC Brasil”, “todos os brasileiros campeões UFC”… E por aí vai. Fui abrindo um monte de aba, lendo um monte de coisa, vendo vídeo… Uma loucura!
- Primeiro problema: cada site tinha uma informação diferente. Um falava um nome, outro falava outro… Fiquei doido!
- Segundo problema: alguns sites só listavam os campeões mais famosos, esquecendo de um monte de gente.
- Terceiro problema: achar as datas certinhas de quando cada um ganhou o cinturão. Nossa, que trabalheira!
Fui anotando tudo, comparando as informações, checando em vários lugares… Parecia que eu tava montando um quebra-cabeça gigante! Teve hora que eu pensei em desistir, mas aí lembrava da minha ideia inicial e continuava.
Organizando a Bagunça
Depois de horas pesquisando (sério, acho que fiquei umas 4 horas só nisso!), eu tinha um monte de anotação rabiscada, um monte de aba aberta no navegador e uma dor de cabeça daquelas. Mas eu tinha conseguido! Tinha uma lista completa (ou pelo menos eu achava que tinha, hahaha).

Aí começou a parte de organizar tudo. Passei tudo pro computador, coloquei em ordem cronológica, separei por categorias de peso… Deixei tudo bonitinho, do jeito que eu queria.
O Resultado Final (e a Surpresa!)
No fim das contas, fiquei orgulhoso do resultado. Consegui montar uma lista que, modéstia à parte, ficou bem completa e organizada. E o mais legal: descobri um monte de lutador que eu nem lembrava que tinha sido campeão! Foi uma baita surpresa!
Então é isso, galera! Essa foi a minha saga para criar a lista dos brasileiros campeões do UFC. Deu trabalho? Deu. Mas valeu a pena? Com certeza! Agora tenho um material de referência massa e aprendi um monte de coisa no processo. Se você curte UFC e quer saber quem são os nossos campeões, pode ter certeza que essa lista vai te ajudar!